Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Descubra como tirar mancha de graxa da roupa

Quem já teve a roupa manchada com graxa sabe o trabalhão que dá para ter a roupa limpinha novamente. Não pense em jogar no lixo sua roupa suja de graxa, descubra como tirar mancha de graxa da sua roupa com as dicas abaixo.

imagem de esponja para ilustrar texto sobre como tirar mancha de graxa

Esse não é um problema somente de quem trabalha com mecânica. Quando trocamos a corrente da bicicleta ou da moto, trocando pneu do carro ou em outras situações às vezes encostamos as mãos sujas na roupa e para tirar não é fácil, mas é possível.

Como tirar mancha de graxa?

Mancha recente

Assim como todo tipo de mancha, é importante remover o mais rápido possível. Portanto, quando isso acontecer não deixe para depois. Assim facilitará o seu trabalho.

Vamos te dar um passo a passo de como tirar mancha de graxa para te ajudar. Vamos lá.

Passo 1 –  Remova o excesso da graxa com um papel toalha, pressionando o papel sob a mancha para que ela seja absorvida o máximo possível. Porém, sem esfregar.

Como na graxa tem muita gordura, logo em seguida, coloque um pouco de talco sob a mancha, sem esfregar. Deixe assim por meia hora. Assim, o talco irá sugar a gordura do tecido.

Depois dos 30 minutos, passe de forma delicada uma escovinha em cima da mancha para retirar o talco. Pode ser uma escova de dente que você não usa mais.

Passo 2 –  Faça uma pasta com sabão em pó e um pouco de água. Deixe sob o tecido por alguns minutos. Depois, coloque a peça de roupa de molho em água quente. Assim como quando estamos lavando algo gorduroso, a água quente irá ajudar a amolecer a gordura e o sabão em pó irá ajuda a desgrudar da roupa.

Passo 3 –  Caso a mancha não tenha saído completamente, repita o Passo 2 e, em seguida, lave normalmente, assim como está descrito na etiqueta da roupa.

Mancha seca

Caso você só possa fazer algo para retirar a mancha após ela estar seca, os procedimentos serão diferentes. Não irá adiantar tentar absorvê-la com papel toalha ou com talco. Então vamos ver como tirar mancha de graxa que já está seca.

Passo 1 –  Para amolecer as partículas de graxa presa ao tecido, pegue um pouco de margarina ou manteiga e passe em cima da mancha com a ajuda de uma escovinha de dente. De forma delicada, sem fazer força para não estragar o tecido, esfregue a escova com a manteiga em sentido contrário para remover a mancha. Repita o processo algumas vezes até você perceber que a graxa está amolecendo e desgrudando do tecido.

Passo 2 – Com a graxa amolecida, coloque detergente de lavar louça que seja transparente ou branco e passe na região com batom. Molhe um pouco com água e esfregue com delicadeza. Enxague e veja se a mancha foi removida.

Passo 3 – Deixe a roupa de molho na água quente com sabão em pó. Em seguida lave normalmente.

Tecidos delicados

Caso você tenha manchado com graxa tecidos mais delicados como linho, lã, seda e camurça tome cuidado. Essas soluções de como tirar mancha de graxa podem danificar as roupas. Nesse caso é mais aconselhável mandar para uma lavanderia profissional.

+ Como tirar mancha do banco do carro

+ Como tirar mancha de madeira

+ Como tirar mancha de batom da roupa