Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como usar o ar-condicionado do seu carro da melhor forma

Imagem de botão de ar-condicionado para ilustrar post sobre dicas ar-condicionado

Como usar o ar-condicionado do seu carro da melhor forma

Todo mundo gosta do conforto que o ar-condicionado proporciona, principalmente no verão brasileiro não? Veja então nosso post sobre dicas ar-condicionado: como cuidar para que ele tenha manutenção mais baixa e não te deixe na mão quando mais precisar.

O ar-condicionado automotivo é um acessório que está ficando cada vez mais popular, praticamente obrigatório nos carros nacionais. Tanto que hoje a proporção de carros que saem com esse acessório de fábrica é muito maior do que antigamente, onde ainda era visto como um item de luxo.

Confira dicas de ar-condicionado

Ligue seu ar periodicamente

A primeira dica de ar-condicionado é liga-lo periodicamente. Carros com sistemas de ar-condicionado que ficam muito tempo desligados podem perder o gás refrigerante. Isso é algo bem comum com carros usados. Nesse caso é necessário fazer a recarga de gás. Para que isso não aconteça, basta usar o seu ar! Faça um esforço para ligá-lo pelo menos uma vez por semana por alguns minutos.

O ar condicionado não é a melhor opção para um super resfriamento

Se o seu carro estiver quente, estacionado embaixo do sol, por exemplo, não é super aconselhado que você entre no veículo feche as portas e ligue o ar. Nessa circunstância é aconselhado abrir um pouco as portas e os vidros e espere ele esfriar naturalmente um pouco.

Faça o direcionamento das saídas de ar para cima, dessa forma você garante que o ar frio vai resfriar uma área maior. Não feche as janelas. Deixe o ar usar um pouco o ar frio de fora do carro. Com as janelas fechadas, ele aproveitará o ar quente do interior do carro para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre. Quando perceber uma melhora na temperatura pode fechar os vidros e seguir viagem.

Use o ar para aquecer

Essa dica de ar-condicionado é especialmente para o inverno. Em dias frios, o ar condicionado pode te ajudar a aquecer o ambiente. Além de ser ótimo para desembaçar os vidros- se você jogar ar forte no parabrisa, seja frio ou quente a sua reação vai levá-lo a desembaçar.

Cuidado ao usar a recirculação

O modo recirculação do ar-condicionado deixa de colocar ar externo para o interior do veículo, fazendo recircular o ar interno. Isso aumenta a eficiência do sistema. Porém, especialistas recomendam que essa ação não se estenda por muito tempo.

Sem a troca do ar externo e interno, o carro pode acumular gás carbônico. E um espaço fechado com muito gás carbônico pode se tornar tóxico. Excesso de gás carbônico no ar pode gerar sono e letargia – aumentando o risco de acidentes.

Quando é necessário que procurar manutenção do ar-condicionado?

A cada seis meses você pode procurar uma empresa especializada para verificar as mangueiras, o filtro de partículas e como anda a pressão do gás que faz o equipamento funcionar.

Os carros passam alguns sintomas que te ajudam a entender quando o sistema de ar está precisando de manutenção. Um deles que é muito presente é um cheiro desagradável que ocupa o veículo quando você liga o ar.

Um segundo forte sintoma é a sua perda de eficiência. Se você era capaz de gelar o interior do veículo na potência mínima e agora precisa subir muito a potência visando o mesmo resultado, grandes chances desse sistema estar precisando de uma olhada por um especialista.

Gostou das dicas ar-condicionado? Venha conferir se vale a pena instalar em um veículo que não tem esse opcional.