Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

12 dicas para não estragar o carro

Parece que é simples manter o carro conservado. Porém, com o passar do tempo, descobre-se que não é bem assim. Começam a aparecer um, dois, três problemas seguidos, o que gera gastos, dores de cabeça e idas frequentes ao mecânico. Sabe como evitar isso? Não? Conheça nossas 12 dicas para não estragar o carro e deixe os incômodos para longe!

Imagem do veículo no mecânico para ilustrar post sobre dicas para não estragar o carro

Dicas para não estragar o carro

Melhores dicas para não estragar o carro

Se você quer manter seu carro em dia, veja só essas dicas.

     1) Calibre o pneu regularmente

Se possível, calibre o pneu semanalmente. A frequência na calibragem ajuda a manter a durabilidade do pneu e economiza combustível. Para saber a calibragem, olhe na tampa do combustível. Caso não encontre lá, procure no manual do proprietário. Não se esqueça que o estepe precisa ser calibrado com três libras a mais que os outros pneus.

     2) Troque o óleo e filtro de óleo a cada seis meses

Não basta fazer a troca de óleo. O filtro também precisa ser trocado uma vez a cada seis meses. Redobre os cuidados no óleo que for usar: use sempre o indicado pelo fabricante, evite utilizar o óleo comprado em promoção nos supermercados, por exemplo. Com o passar dos anos, o uso de óleo inapropriado diminui o tempo de vida útil do motor.

    3) Cuide do motor

Não deixe de realizar a manutenção na regulagem do motor: bicos injetores, filtros e velas quando tiver rodado entre 20 e 30 mil km.

    4) Economize bateria

Dê a partida no carro com o pé na embreagem, ainda que esteja em ponto morto. Por quê? Economiza-se bateria e o motor de arranque, já que garante o motor menos sobrecarregado.

Outra dica importante: vai viajar e deixar o carro na garagem parado por mais de um mês? Desligue os cabos da bateria para não descarregá-la!

    5) Não esqueça do radiador

Faça uma verificação no sistema de arrefecimento, água, mangueiras, além do aditivo do radiador toda vez que chegar a 30 mil km rodados. Ao utilizar o aditivo na água do radiador garante-se a refrigeração do motor, visto que a água não tem o mesmo efeito do aditivo.

    6) Atenção com os freios

Cuidar dos freios não é só quando se troca as pastilhas. É, sim, dirigir com cautela: ande devagar, não tenha o hábito de acelerar demais assim como evite parar de uma vez. Nem desça com o carro em ponto morto.

    7) Dirigir com o pé na embreagem? Nunca!

Não dirija com o pé na embreagem e nem deve segurar o carro na embreagem e no freio quando parar no semáforo. Neste caso, procure sempre usar o freio de mão!

   8) Não ignore luzes do painel

A luz fica piscando, piscando, piscando e ela não vai desaparecer sozinha. Antes de tudo, é preciso saber o que ela está indicando. Muitas vezes, pode ser algo simples, como porta aberta, embora possa significar problemas mais sérios, exemplo da injeção eletrônica e da bateria. Não a ignore, o quanto mais rápido resolver, melhor.

    9) Conserve a pintura

Para lavar o carro, não é preciso mais do que água e sabão. E nada de deixar no sol secando, por favor. Isso manchará toda a pintura. Use para secar um pano ou flanela.

Se a pintura estiver desgastada pelo tempo, sereno ou poeira, não pense duas vezes em utilizar a cera para lustrá-lo.

+ Saiba como polir o carro!  

     10) Evite ruas com buracos

Dirigir em lugares com buracos é um prato cheio para problemas: pneu, suspensão, amortecedores. Caso não seja possível não trafegar em locais esburacados, dirija devagar e com cautela redobrada.

     11) Siga o manual do proprietário

Ainda que haja dicas um tanto óbvias, existem também instruções importantes sobre óleo, calibragem, revisões, etc.

      12) Vá no mecânico

Vá, mas em um mecânico de confiança. Se possível, mantenha uma frequência de fazer revisões a cada 10 mil km rodados ou de seis em seis meses.

Fique atento ao dirigir numa cidade desconhecida. E, agora que você já sabe algumas dicas para não estragar o carro, que tal fazer um seguro auto? Confira, também, nossa lista sobre os 10 carros mais baratos para consertar. E veja, também, os carros que menos quebram.

+ O que é micro pintura automotiva

+ Como funciona consórcio de carro