Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para primeiro carro: o que você precisa saber

Comprar o primeiro carro é um sonho para muita gente e não deve virar motivo de preocupação. Se você está pensando em dar esse passo, vale a pena considerar alguns aspectos. É melhor pagar à vista ou entrar no financiamento? Qual o melhor modelo? E, será que é possível economizar no seguro? Vamos ver essas e outras dicas para primeiro carro a seguir.

Imagem de veículos estacionados para ilustrar post sobre dicas para primeiro carro

Planejamento financeiro: como conquistar o primeiro carro?

De modo geral, a compra de um carro, em qualquer fase da vida, requer um bom planejamento financeiro. E o primeiro passo é estabelecer o tempo necessário para alcançar esse objetivo. Já mostramos algumas  dicas para quem quer começar a investir e definir suas metas de vida.

Entre as dicas para primeiro carro, são as diversas opções de investimentos, com retorno a curto, médio e longo prazo que podem ajudar você a poupar dinheiro. Isso porque quem quer comprar o primeiro carro, precisa analisar as vantagens de pagar à vista ou financiar.

Quanto maior for o aporte na entrada, melhor. Os juros do financiamento incidem de forma mais intensa conforme o número de parcelas. Tornar-se o quanto antes um investidor, pode lhe aproximar desse sonho. Investimentos de renda fixa, são opções para quem quer deixar o dinheiro rendendo, mas, com uma previsão segura de retorno.

O importante é saber que existem formas de economizar para alcançar o objetivo da compra do primeiro carro. Basta ter planejamento e disciplina.

Quais são as opções para pagar o primeiro carro?

Como vimos acima, começar a poupar para pagar à vista ou amortizar o saldo a ser financiado são opções para quem está comprando o primeiro carro.  Entretanto, existem outras formas de pagamento, vamos ver quais são:

Consórcio: funciona como uma poupança coletiva, no qual os participantes realizam pagamentos mensais. A contemplação com a carta de crédito, que dá direito à aquisição do bem funciona de duas formas: através de lances, que são dados pelos participantes, ou por sorteio.

Leasing: funciona como um contrato de aluguel com a opção de compra do veículo ao término de sua vigência. Se o cliente decide adquirir o carro, precisa quitar o Valor Residual Garantido (VRG).

Mas, no momento de comprar o primeiro veículo, não basta apenas verificar as opções de pagamento e calcular se a valor das parcelas cabem no orçamento. Existem também outros gastos que precisam ser avaliados.

Vamos ver quais são:

Quais são as despesas que preciso considerar?

O proprietário de um carro também precisa se preocupar com o pagamento de impostos e com os gastos inerentes à segurança e manutenção do veículo:  

IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): trata-se de um imposto estadual, que deve ser pago uma vez ao ano.

Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres): trata-se de um seguro obrigatório, que é pago junto com o IPVA.

Licenciamento: inspeção anual que avalia as condições do veículo, de acordo com as normas de segurança de trânsito e meio ambiente.

Manutenção preventiva: antes de se decidir pela aquisição de um carro, vale a pena conhecer o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Ele mede o impacto dos custos baseados na revisão e troca de peças e componentes de veículos de diversos modelos.

Estacionamento: é preciso avaliar se no local onde você mora e trabalha há espaço ou se será necessário contratar um espaço para deixar o seu carro em segurança.

Seguro auto: contratar um seguro para proteger o seu bem é fundamental. O valor varia de acordo com diversos fatores: idade, cidade onde mora, modelo que pretende adquirir, entre outros. Por isso, é importante ter uma corretora parceira para lhe ajudar a encontrar os melhores valores entre as seguradoras. 

Combustível: o futuro proprietário do veículo também precisa colocar na ponta do lápis os gastos que terá com consumo de combustível e o custo benefício de cada um deles.

Novo ou usado: qual a melhor opção para o primeiro carro?

Você já parou para pensar nas vantagens e desvantagens dos carros 0Km e usados?

Antes de comprar o primeiro carro, avalie alguns pontos essenciais:

  • O veículo 0Km sai com garantia de fábrica e necessita de menos manutenção. Basta que o proprietário se atente às datas das revisões. Entretanto, o carro novo sofre com 20 ou 30% de desvalorização assim que toca o asfalto.
  • Já o veículo usado pode oferecer a oportunidade de aquisição de um carro mais equipado. Entretanto, é preciso checar com muita atenção o histórico do veículo e a documentação. É importante ter um mecânico de confiança para lhe ajudar a fazer uma checagem completa.

Qual o melhor modelo para a compra do primeiro carro?

Além do IMV, quem está pensando em comprar o primeiro carro, deve pensar na funcionalidade que o veículo deve ter. Existem modelos adequados para todos os tipos de necessidade, que vão dos mais espaçosos aos compactos: hatch, sedã, utilitário, esportivo, entre outros.

Outra dica desse nosso post sobre dicas para primeiro carro é não errar na compra e pesquisar muito antes. A internet e a mídia especializada no segmento automotivo são excelentes fontes. E, claro, converse com quem tem o modelo que mais lhe chama a atenção. Nada melhor que obter um depoimento sincero antes de tomar uma decisão de compra.

Dicas para primeiro carro: É possível gastar menos com o veículo?

Sim, é possível! Já mostramos aqui todos os custos envolvidos na aquisição de um veículo. Quem está planejando comprar o primeiro carro deve avaliar tudo com bastante critério, mas é possível tomar ações para gastar menos na aquisição, na manutenção, e na conservação.

Umas das principais maneiras de economizar é encontrar seguros mais em conta que possam oferecer as coberturas adequadas para o seu estilo de vida. Uma corretora pode lhe ajudar a ponderar o melhor custo benefício para o seu orçamento.

Gostou do nosso post sobre dicas para primeiro carro? Converse com a Bidu e faça também uma cotação de seguro auto.

Cotação online de Seguro Auto