Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Entenda as diferença entre alinhamento e balanceamento

Imagem de um fusca no meio da estrada com a descrição "alinhamento x balanceamento", para ilustrar o post de "diferença de alinhamento e balanceamento"

Entenda as diferença entre alinhamento e balanceamento

Hoje vamos falar sobre um assunto que causa confusão em uma boa parte dos proprietários de automóveis. O que, exatamente, fazem o alinhamento e o balanceamento, e quais as diferenças entre as duas coisas?

Pra começar, um dos fatores que desalinham e desbalanceiam o carro, são os obstáculos nas ruas. Por isso é tão importante fazer uma revisão no carro antes de viajar. Excesso de buracos, baques, batidas, entre outros, diminuem a vida útil de rodas e pneus. Assim como é importante fazer o procedimento a cada seis meses, ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Em caso de cidades muito esburacadas, a necessidade é mais constante ainda.

Quais as diferença entre alinhamento e balanceamento?

Balanceamento

Quando o carro precisa de balanceamento, é comum o condutor sentir a carroceria e o volante vibrando. O procedimento equilibra o conjunto pneu e roda, com colante ou clips específicos, dependendo do tipo da sua roda. Este pequeno acessório vai fazer com que seu carro rode suave sem nenhum tipo de trepidação.

Outro fator importante é que o procedimento deverá ser feito periodicamente nas 5 rodas do veículo, nunca em uma ou em outra, especificamente. Isso faz com que os quatro pontos de apoio do veículo estejam em iguais condições, assim como o estepe, que estará pronto para rodar com segurança quando você tiver uma emergência.

Alinhamento

Quando o carro precisa passar por um alinhamento, é comum o motorista perceber que o volante não está estável e que o carro tende a puxar para um lado ou outro. Dificuldades em voltar o volante ao esterçar o veículo também é um sinal de desalinhamento.

Buracos, pegar o meio fio, forçar o carro sobre um objeto, transitar em terrenos hostis, tudo isso também pode causar o desalinhamento. O alinhamento posiciona corretamente as rodas, de acordo com orientações do fabricante. Isso acontece com ajustes na suspensão.

Alguns dos grandes benefícios do alinhamento é a garantia de que os pneus sofram desgaste de maneira igualitária e também o conforto e suavidade na hora de esterçar e fazer balizas.

Quando o carro está balanceado e alinhado, os pneus têm menos atrito com o solo e, portanto, o veículo gastará menos combustível, resultando em economia. Você evita gastos desnecessários e tem muito mais qualidade ao volante!

O alinhamento e balanceamento são operações simples que levam, em média, 30 minutos.  Entretanto, lembre-se de que elas devem ser feitas por especialistas e com equipamentos adequados. Por isso, saiba como escolher um bom mecânico automotivo.

Conheça as novas regras para recauchutar o pneu do seu carro.