Roubo é quando há a apropriação de objeto alheio, com emprego de violência física ou psicológica. Ex: Ladrão que rouba carro parado no farol, utilizando de agressão física e/ou verbal.
Já o furto é caracterizado pela apropriação de objeto alheio, sem consentimento e sem o uso de violência. Ex: Quando o ladrão furta um carro estacionado, sem o motorista ou terceiros no local.
Exemplos:
É considerado roubo no caso em que haja violência ou ameaça de violência para que o seu carro seja levado. Como um indivíduo utilizar de arma ou faca para que você deixe o veículo.
Agora se não houver nenhuma violência ou ameaça de violência é considerado furto. Como você deixar seu carro no estacionamento e ele desaparecer no momento em que você voltar.
|
O que fazer no caso de roubo ou furto do carro?
Para acionar o seguro auto no caso de roubo ou furto, siga os passos abaixo.
- Registre um boletim de ocorrência. Este documento será solicitado pela seguradora mais tarde.
- Faça um aviso de sinistro para a sua seguradora o mais rápido possível, por telefone, e-mail ou site. Serão solicitados alguns documentos que comprovem o ocorrido e geralmente você consegue enviá-los através do site da seguradora ou por e-mail. Ela terá até 30 dias para pagar a indenização. Conheça os sites e números de sinistro para cada seguradora.
- Será pago o valor sobre a tabela FIPE no caso do seu carro não ser encontrado ou os danos serem totais. Agora se ele for encontrado com danos parciais, o concerto será realizado mediante o pagamento da franquia.
- Fique atento! Quanto mais rápido for feito o aviso de sinistro, mais rápido ocorrerá o pagamento da indenização.
Quer proteger seu carro contra roubo e furto? Faça uma simulação de seguro com a Bidu Corretora. Compare online preços e coberturas de até 8 seguradoras. A Bidu já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a escolher o melhor seguro.
Confira abaixo um vídeo onde explicamos o que fazer caso seu carro seja roubado ou furtado.
Veja também
+ Como proceder em caso de carro roubado ou furtado