Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Medo de dirigir à noite? A Ford irá permitir você ver pedestres no escuro!

imagem de uma rua a noite para exemplificar a postagem de dirigir a noite

Medo de dirigir à noite? A Ford irá permitir você ver pedestres no escuro!

Dirigir à noite por lugares escuros pode se tornar menos arriscado. A Ford não para com as novidades: um tempo atrás falamos aqui que os engenheiros da montadora falaram que os carros autônomos dão sono.

Agora a a noticia que a Ford Europa está mostrando é que a partir da criação de um dispositivo que ajuda o automóvel a detectar pedestre em locais com baixa iluminação.

O intuito é de reduzir o índice de atropelamentos causados por problemas de visibilidade noturna.

Funciona assim: com uma câmera de alta definição, que se conecta a um banco de dados que apresenta “silhuetas de pedestres” (com o intuito de diferenciar uma pessoa de objetos, como placas de trânsito) o sistema avisa o condutor com sinais sonoros e visuais.

Na hipótese de o motorista não tomar nenhuma atitude em relação a evitar um possível atropelamento, a própria tecnologia ativa automaticamente os freios. Bem parecido com os carros inteligentes que prometem invadir as estradas em poucos anos.

Ao mesmo tempo, a Ford realizou pesquisas com milhares de pessoas e constatou que 81% dos que responderam os questionários disseram ter medo de dirigir à noite.

Entre as mulheres, o número chega a 87%. Ainda de acordo com os dados levantados, os problemas de visão à noite desencadeiam estresse para metade dos condutores, e cerca de um terço tem receio de se envolver em acidentes.

Em relação à nova tecnologia, há previsão de disponibilidade ainda neste ano, mas por enquanto, apenas alguns modelos da marca na Europa mesmo.

Medo de dirigir à noite? Veja essas dicas!

Também no Brasil, o receio de dirigir à noite é muito comum. Existe até aqueles que têm verdadeira fobia de pegar no volante no período noturno. Não por menos.

Acidentes ocorrem de norte a sul pelo território brasileiro, muitas vezes ocasionados por uma visibilidade comprometida ou visão ofuscada com os faróis dos automóveis.

Mas com alguns cuidados, dirigir à noite pode ser tão tranquilo quanto pela manhã.

Fique ainda mais atento

Não fique colado à traseira do veículo a sua frente. Propositalmente, aumente a distância. Se há algum carro quase que colado na sua traseira, deixe-o fazer a ultrapassagem.

Caso seja necessário frear bruscamente, é menor o risco de uma batida.

Atenção aos semáforos

Não, não basta o semáforo estar verde para você. Há muita gente que ultrapassa o sinal vermelho no período noturno.

Fique de olho no seu sinal e também no comportamento dos outros motoristas.

Permaneça na velocidade permitida

Não é porque não há outros carros ao seu redor que vale acelerar pelas rodovias, certo? Não ultrapasse o limite de velocidade estabelecido.

Além disso, se a opção for conduzir um pouco mais devagar (recomendamos), justamente por ser noite e a iluminação um pouco afetada, não se esqueça de permanecer no lado direito.

Faróis

Ao escurecer do dia, ligue os faróis. Isso ajuda na sua visão, a fazer com que os outros condutores te percebam, e evita uma multa, porque estamos falando de lei de trânsito.

Quando passar por túneis, mesmo que no período diurno, acenda o farol baixo. Vale o mesmo para dias de chuva e neblina.

Já em relação aos faróis altos, utilize-os apenas em casos onde exista pouca iluminação, em áreas bastante escuras, mas, atenção: desative os faróis altos se perceber motoristas seguindo na direção oposta a você. Garanta a segurança deles também.

O contrário também pode ocorrer: Caso os faróis dos outros carros prejudiquem sua visão, esquive seus olhos para a margem da estrada.
Você tem medo de dirigir à noite? Conta pra gente! Você pode expressar suas opiniões nos comentários logo abaixo.

Se você está começando a pegar no voltante agora, veja as nossas dicas para dirigir pela primeira vez.