Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dirigir com celular: veja a tecnologia que impede isso

imagem: dirigir com celular na mão

Dirigir com celular: veja a tecnologia que impede isso

Checar whatsapp, mandar um SMS, atualizar status das redes sociais. Tudo isso enquanto dirige.  A atitude já é considerada infração gravíssima. Mesmo assim, não são poucos os motoristas que não desgrudam dos aparelhos de telefonia móvel. Seja para um telefonema, seja para escrever mensagens. Colocam suas próprias vidas, e as de outras pessoas, em risco.

Os celulares são tão prejudiciais ao trânsito que algumas pesquisas indicam que um a cada três acidentes no Brasil ocorrem devido a uma distração ocasionada por falar no celular, que tira o foco da atenção do condutor e compromete sua capacidade perceptiva. Vale lembrar que o ato de dirigir exige reflexos imediatos e raciocínio rápido. Por isso não se deve realizar outras atividades cerebrais enquanto estiver ao volante.

Tecnologia promete bloquear o uso de celular ao volante

Conhecendo os dados estatísticos e buscando reduzir o número de acidentes, a Nissan decidiu desenvolver uma tecnologia que bloqueia a utilização do celular. Denominado “Nissan Signal Shield”, funciona como se fosse uma jaula para aparelhos celulares. Funciona assim: quando você coloca um celular dentro desse compartimento, ele trata de bloquear todos os sinais eletromagnéticos, como sinais celulares, Wi-fi e Bluetooth.

Ainda estamos falando de um protótipo, que tem sido testado em um Nissan Juke, mas que não está longe de se tornar realidade. A montadora afirma que 18% dos motoristas pesquisados admitiram ter enviado mensagens de texto enquanto dirigiam e o objetivo da empresa é reduzir esse número para zero.

Assista ao vídeo:

Será que a tecnologia vai chegar às ruas?

Alguns pontos ainda precisam ser debatidos pela equipe e estão sendo analisados. Entre as questões está o fato de que o condutor ainda poderá conectar o celular por um cabo para usar o comando de voz. Entre os problemas constatados está o que fazer em casos de acidente: se o celular está desconectado, não há como transmitir sua localização e chamar a emergência.

Outras montadoras e também desenvolvedoras de tecnologias vêm tentando contribuir com soluções para amenizar o problema. Recentemente, a Samsung iniciou testes em um aplicativo que responde as mensagens de texto automaticamente enquanto o usuário está na direção do veículo.

Os aparelhos celulares são amados por todo mundo, e facilitam a vida. Porém, a legislação brasileira, vale lembrar, proíbe o uso dele no trânsito. Por mais que seja tentador fazer alguma coisa enquanto espera no sinal vermelho ou no congestionamento. Tal prática pode render multas e suspensão da CNH. Fique atento.