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O que fazer se você realmente precisa dirigir com sono?

imagem de um sapo em miniatura em uma bicicleta com a legenda "dirigir com sono. como prosseguir?"

O que fazer se você realmente precisa dirigir com sono?

Não precisa ser nenhum especialista para saber que dirigir com sono é tão perigoso quanto misturar bebida alcoólica e direção. Assim como dirigir sem usar óculos de grau, dirigir mexendo no celular ou dirigir com raiva é extremamente perigoso.

Mesmo assim, muitos ainda insistem em não compreender os sinais do corpo e acabam pegando a estrada sentindo fadiga, cansaço e outros sintomas causados por uma noite mal dormida.

Longas distâncias, emergências e trajetos à noite deixam os riscos ainda mais aparentes. Nós da Bidu não aconselhamos ninguém a dirigir com sono, mas se é estritamente necessário pegar o volante nessas condições. Como ainda não temos disponíveis tecnologias para carros que dirigem sozinhos, que dá pra fazer para reduzir os perigos dessa viagem?!

Reduzir perigos de dirigir com sono

Alimente-se

Desperte seu paladar com alimentos de sabor forte. Isso ajuda a manter o organismo em alerta e desperto. Laranjas, limões, bebidas energéticas e doces são bons companheiros de viagem. Não esqueça de parar o carro para comer e coma devagar.

Nada de engolir a comida porque isso não vai ajudar em nada, vai trazer apenas uma grande azia ou mal estar. Alimentar-se ao volante também pode causar sérios acidentes. Sementes de girassol e outras oleaginosas são efetivas para o despertar, assim como o gelo que ativa a circulação do rosto e mantem você esperto.

Café sempre

A cafeína é uma substância que melhora a concentração e o sistema de alerta na maioria das pessoas. Faça pausas frequentes em postos e aproveite para conversar com alguém e ir ao banheiro. Quem sabe até não pedir uma indicação de um bom mecânico automotivo?!

Música

Aposte em músicas alegres, mas evite o som muito alto. Isso pode fazer com que você não preste atenção nos sons externos e se envolva em acidentes. Cante junto, preste atenção nas letras, deixe-se envolver. Estímulos auditivos são ótimos para mandar o sono embora.

Alongue-se

Durante a viagem, espreguice-se, alongue as pernas e os braços, puxe a cabeça de um lado para o outro para aliviar a tensão. Faça inspirações e expirações profundas.

Truques

Se tiver o cabelo comprido, amarre uma mecha no teto do carro. Assim, se você “pescar” será automaticamente acordado pelo puxão de cabelo.

Descanse

Pare o carro em um local seguro na beira da estrada e próximo a um posto policial ou posto de serviços. Ajuste o alarme do celular para despertar em 15 minutos, desligue as luzes, o rádio e feche os olhos.

Não aperte o soneca do celular para dormir mais um pouco, porque você fazer isto e começar um sono profundo, será necessário um ciclo completo de sono para ficar descansado. Logo a pós esse cochilo de 15 minutos, você estará recuperado o bastante para mais 2 horas no volante e depois poderá fazer isso novamente.

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