Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dirigir fumando pode dar multa de trânsito?

Imagem de um celular, cigarro, isqueiro e controle do carro em cima de uma mesa com a legenda "posso dirigir fumando? saiba a resposta"

Dirigir fumando pode dar multa de trânsito?

Quem não consegue viver sem cigarro sabe o quanto é convidativo pegar estrada, colocar sua música favorita e acender um cigarro para curtir a paisagem ou até mesmo para deixar o estresse de lado.

Já falamos aqui sobre a infração de dirigir com fone de ouvido e dirigir descalço, mas será que dirigir fumando pode acarretar em multa e pontos na carteira?

A resposta é: sim. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$130,16 para o motorista que for pego fumando enquanto dirige. Além disso, ele perde quatro pontos na carteira por infração considerada grave.

Sim, é proibido dirigir fumando e pode ser que pouca gente esteja informada sobre isso. A lei  é rígida e permite que o condutor dirija utilizando apenas uma das mãos no momento de trocar as marchas, sinalizar uma manobra ou regular o espelho retrovisor.

Fora isso, é obrigatório guiar com as duas mãos ao volante o tempo todo.

Cigarro e trânsito: perigo constante

Você está enganado pensando que a lei para por aqui. A caça aos fumantes desavisados está cada vez mais implacável. Se você gosta de bater as cinzas pra fora do carro, muito cuidado!

Se você for pego com o braço pra fora do carro (por esta ou por qualquer outra razão), também pode ser multado com menos 4 pontos na carteira e com o mesmo valor de R$130,16.

A preocupação em relação ao motorista que trafega como braço para fora do veículo se dá por conta da diminuição da segurança. Esta atitude pode provocar graves colisões e outros acidentes, além de que, em casos de aparecimento de obstáculos que necessitem de reflexos imediatos do motorista, ele estaria prejudicado por não estar com as duas mãos no controle do volante.

A mesma situação pode ser comparada ao condutor que utiliza o celular ao volante: a atenção do motorista é focalizada em outro lugar, o que pode causar acidentes.

Além do perigo das multas, há também outro fator alarmante: Fumar dentro do veículo aumenta potencialmente o risco de incêndio, que pode ser originado por queimaduras nos estofados. Dessa maneira, é fundamental esperar chegar até o seu destino para acender seu próximo cigarro e manter a segurança enquanto estiver no automóvel.

Tem mais alguma dúvida sobre multas e o que pode e o que não pode no trânsito? Deixe um comentário pra gente!

Descubra se dirigir em ponto morto economiza combustível e como lavar o motores de carros.

Veja também:

+ Até quando pode dirigir grávida?

+ Conheça a nova carteira de habilitação