Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

É permitido dirigir grávida até quantos meses de gestação?

Imagem de uma mulher grávida com a legenda "cuidados ao dirigir grávida"

É permitido dirigir grávida até quantos meses de gestação?

As futuras mamães podem ter muitas dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer enquanto o neném não chega e até quando dirigir é uma delas.

Já falamos aqui sobre viajar grávida e mal estar durante o voo. mas será que é uma boa dirigir grávida? Quais os riscos? Tire suas dúvidas nos parágrafos seguintes.

Conduzir veículos é uma atividade legalmente liberada para a grávida em qualquer período da gestação. O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) não determina uma regra sobre até quando pode dirigir grávida.

Apesar disso, até 1997, o antigo Código Nacional de Trânsito estipulava que gestantes apenas poderiam dirigir até os cinco meses de gestação.

Cuidados ao dirigir grávida

Os médicos também não fazem vista grossa em relação ao assunto, mas orientam as gestantes que não conseguem viver sem o automóvel a conduzi-lo até os oito meses, por conta do tamanho da barriga.

Além disso, o grande volume uterino pode ser um obstáculo para movimentos rápidos e de reflexo, em caso de necessidade de desvios e manobras inesperadas.

Outro problema muito comum também ao redor dos oito meses de gravidez, é que qualquer freada ou pequenas colisões podem fazer com que o cinto aperte demais a barriga, podendo causar danos à mãe e ao bebê.

Essas situações podem causar o descolamento precoce da placenta e até mesmo uma rotura uterina (ou ruptura das paredes do útero).

Além disso, futuras mamães que costumam sentir enjoos e tonturas podem sofrer acidentes por conta do descontrole do automóvel e também sofrem com o excesso de sono devido ao uso de medicamento para estes sintomas.

A condição se agrava ainda mais quando a gravidez tem algum risco ou fatores preocupantes, como pressão alta da mãe ou diabetes.  Por isso a recomendação é evitar ao máximo o volante na reta final da gestação.

Para as gestantes com poucas semanas que se sentem confiantes e não veem problema em dirigir, uma dica é valiosa: é importante garantir uma distância segura entre o volante e a barriga, mesmo que as pernas fiquem um pouco mais esticadas.

Quando for dirigir grávida, é importante atentar ao cinto de segurança, que deve ser passado pelo ombro, pelo meio das mamas e pela lateral do abdômen. A faixa abaixo do cinto deverá ser posicionada o mais baixo possível, bem próxima à virilha.

Se pegar a estrada for algo inevitável durante a gestação, faça diversas paradas e alongue as pernas, costas e braços. Caminhar um pouco é sempre bom para ativar a circulação e tomar água é fundamental para evitar a desidratação.

Sempre que pegar o carro, a gestante deve carregar consigo o telefone da emergência e acioná-la quando houver sinal de mal estar.

Dirigir após cesárea

Após o parto por cesárea, é imprescindível que a mãe permaneça de repouso por pelo menos 20 dias e que volta a fazer suas atividades diárias de maneira gradativa. Especialistas e médicos afirmam que é possível voltar a dirigir apenas depois de 20 dias da cirurgia.

Como trata-se de uma cirurgia de grande porte, os tecidos podem demorar a cicatrizar e, por mais que o corte pareça cicatrizado por fora, é importante dar este tempo para as camadas internas se recuperarem. Dirigir antes dos 20 dias da cesárea pode acarretar em dores, ruptura de pontos e complicações como infecções e inflamações.

Que tal ver a lista dos 7 melhores carros para a família?

Agora que você sabe como funciona dirigir gravida, veja 5 dicas para perder o medo de pegar o volante.

Veja também:

+ Dirigir fumando pode dá multa?

+ Ponto morto economiza combustível?