Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como dirigir na chuva com segurança?

Dirigir na chuva

Como dirigir na chuva com segurança?

Períodos chuvosos costumam encher os noticiários de casos de acidentes e colisões. Você já deve saber que com a pista molhada e visibilidade comprometida, as chances de algo dar errado é bem maior, né?

Por isso, separamos algumas sugestões dos nossos especialistas para te ajudar a dirigir na chuva com mais tranquilidade e segurança.

Diminuir a velocidade, mas nem tanto

É importante reduzir a velocidade para evitar derrapagens. Porém, reduzir demais a velocidade também pode acarretar acidentes. O carro que está atrás de você pode não enxergar o seu veículo se a chuva estiver muito intensa e acertar a sua traseira.

Evite ultrapassagens perigosas

Esta já é uma regra que devemos adotar em dias sem chuva, porém, durante a chuva é necessário redobrar a atenção e evitar essas ultrapassagens. A visibilidade reduzida pode dar a falsa impressão de livre caminho e a colisão frontal pode ser fatal.

Não cole no carro da frente

Em tempos de chuva, é importante manter pelo menos 8 metros de distância do veículo à sua frente. Isso evitará colisões e derrapagens na pista se ele frear bruscamente. Isso chama-se direção defensiva.

Não dê luz alta

Para aumentar a visibilidade, é comum lançar mão da luz alta. No entanto, se você estiver em pista dupla ou simples, poderá prejudicar os motoristas que vêm em direção contrária a você. Lembre-se que o trânsito deve ser encarado como um exercício de cidadania. Pensar só em você poderá causar graves consequências.

Adeque os limpadores

Mantenha os limpadores de para-brisa e traseiros em funcionamento adequado ao volume de chuva. Do contrário, ele poderá mais atrapalhar do que ajudar. Não se esqueça também de trocar as palhetas periodicamente, pois quando as borrachas dos limpadores estão ressecadas, elas embaçam o vidro, atrapalhando mais ainda a visibilidade.

Verifique a água

Não se esqueça de sempre verificar o seu reservatório de água. Em épocas de chuva, o seu para-brisa pode se transformar em uma enorme tela coberta de lama, dependendo do terreno por onde você vai circular. Com a água limpa do reservatório, você pode limpá-lo em casos de emergência e melhorar a sua visibilidade.

Vidros embaçados

Se o seu carro não tem ar condicionado, não tem jeito. É necessário viajar com pelo menos dois dedos de vidro abertos. O ar frio de fora ajuda a evitar o embaçamento dos vidros. Se o seu carro tiver ar quente, ele pode ser usado para desembaçar vidros.

Mas isso não é necessário se você utilizar esse truque para desembaçar o vidro de forma simples.

Em caso de acidentes, sinalize

Se houver qualquer acidente na pista, com você ou com o carro da frente, sinalize a pista com no mínimo 100 metros de distância do ocorrido. Isso avisará os próximos motoristas sobre o acidente e, consequentemente, eles reduzirão a velocidade no trecho afetado.