COTAR SEGURO ONLINE

Não dirija sem documento! Saiba mais sobre multas de documentação

Não dirija sem documento! Saiba mais sobre multas de documentação

Você está dirigindo tranquilo, quando de repente surge uma blitz policial mais a frente. Você põe a mão no porta-luvas do carro, mas seu documento não está lá. Você começa a suar frio e se pergunta: e agora?

É, amigo, não tem pra onde correr: dirigir sem o documento do carro é infração leve, com uma multa de R$ 53,20, 3 pontos na CNH e apreensão do veículo até você apresentar o documento.

Essa é uma das infrações mais comuns no Brasil. Por exemplo, segundo estatísticas do Detran do Paraná, mais de 21 mil multas por não portar o documento foram aplicadas no estado em 2014 – o terceiro maior número de infrações leves no estado, atrás apenas de estacionamento em desacordo com a sinalização e multa por não indicar o condutor infrator.

Mas essa não é a pior multa que você pode tomar por conta da documentação do seu carro.

Muito pior do que circular sem o licenciamento do seu carro é não renová-lo na data adequada. Esse caso é considerado infração gravíssima, acarretando uma multa de R$ 191,54, 7 pontos na carteira e apreensão do veículo.

+ Como conseguir descontos em multas de trânsito?

Bom, como é uma multa maior e uma infração mais grave, você pode pensar que as pessoas se atentam mais a isso, certo? Errado! Segundo dados do Detran-PR, mais de 66 mil pessoas cometeram essa infração no ano de 2014 – também a terceira maior infração gravíssima do estado, atrás apenas de avançar o sinal vermelho e ultrapassar pela contramão sobre linha amarela contínua, dupla ou simples.

Portanto, fique atento! Saiba mais sobre a documentação do seu carro no nosso guia sobre documentos. e como transferir os documentos do seu carro.

Veja também:

+ Dirigir fumando dá multa?

+ Cuidados ao dirigir grávida