Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dirigir sem óculos pode ser igual dirigir alcoolizado

Dirigir sem óculos é o mesmo que dirigir alcoolizado

Dirigir sem óculos pode ser igual dirigir alcoolizado

Isso mesmo, você não leu errado não. Se você precisa de óculos e dirige sem eles, pode estar passando pelos mesmos efeitos que alguém que dirige alcoolizado. Segundo um estudo da seguradora inglesa Direct Line, dirigir sem utilizar lentes corretivas pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.

E faz sentido, não é?

Eu por exemplo tenho -3.0 graus de miopia e posso garantir: é praticamente impossível dirigir sem utilizar óculos ou lentes de contato!

Mas claro que nem todo mundo tem um grau elevado de miopia ou qualquer outro problema de visão. Mesmo assim, segundo dados do IBGE, cerca de 6,5 milhões de brasileiros possui algum tipo de deficiência visual. Para aqueles que não possuem tanta dificuldade de visão, as lentes continuam sendo indispensáveis.

Além do risco, se na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constar que você necessita de uso obrigatório de lentes corretivas, e for pego sem óculos ou lentes de contato, você provavelmente terá que desembolsar uma quantia de R$ 191,54  para pagar uma multa de nível Gravíssimo, além de perder 7 pontos na carteira.

Se você não tiver um motorista habilitado, disponível para dirigir no seu lugar então… pode dar adeus ao seu carro, que será retido no ato.

E se eu fizer cirurgia corretiva?

Caso conste na sua CNH que você faz uso obrigatório de lentes corretivas, você deverá atualizar sua carteira para retirar essa informação. É só procurar um despachante ou o próprio departamento de trânsito e realizar consulta com médico credenciado pelo Detran. Se a retificação da carteira não for feita, você ainda vai ser considerado como um motorista que precisa utilizar óculos e, se for flagrado, será multado da mesma forma.

Eu enxergo bem, então nem me preocupo!

Aí que deveria se preocupar. Afinal, muitas pessoas podem ter problemas de visão e acabarem percebendo isso muito tarde – seja porque não consegue mais assistir televisão direito ou porque não consegue enxergar mais as placas das ruas e estradas.

É por isso que você deve realizar check-ups periódicos, para averiguar eventuais mudanças na sua visão. O mesmo estudo da Direct Line indica que “motoristas com boa visão devem conseguir ler a numeração das placas de carros a 20 metros de distância”.

Caso encontre dificuldades, já sabe: procure um oftalmologista e veja se há necessidade do uso de lentes corretivas. Se precisar, não deixe elas de lado na hora de dirigir: se você não acha bonito o uso de óculos, saiba que é mais feio ainda botar sua vida e de outras pessoas em risco.

Além do seguro de carro, você deve se preocupar também com as vidas no trânsito.