Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Documento de veículos terá versão digital até o final deste ano

Imagem de carros na pista para ilustrar post sobre documento do carro digital

Documento de veículos terá versão digital até o final deste ano

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informa a criação do documento do carro digital. Isto é, o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV).

Motoristas poderão continuar com seus documentos impressos se optarem por esses. Ou então podem pedir o documento do carro digital que poderá ser acessado pelo aparelho celular.

Segundo o Contran, o Certificado de Registro de Licenciamento Eletrônico (CRLVe) poderá ser solicitado somente depois da quitação dos débitos. Esses referem-se a tributos, encargos e multas de trânsito relacionados ao veículo. Assim como pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestes (DPVAT).

Portanto, se o veículo possuir débitos, a única maneira de emitir o CRLVe é pagando todas as dívidas pendentes.

Vale lembrar que a partir de fevereiro de 2018 já começa a valer a CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica), que já está até disponível para demonstração em smartphones.

Em nota publicada, o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, reforçou que a medida do Sistema Nacional de Trânsito representa mais uma forma de oferecer a utilização de documentos eletrônicos. Assim como já foi feito com a Carteira Nacional de Habilitação. Essas medidas trazem uma forma mais fácil de utilização do documento e, com isso, mais segurança e facilidade.

Agora, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) está desenvolvendo um protótipo do modelo eletrônico para que seja apresentado, juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SEPRO).

Os órgãos de trânsito terão até o dia 31 de dezembro de 2018 ano para implantação do sistema. Segundo informações do Ministério das Cidades, as bases de dados deverão ser atualizadas no Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam).

Implantação do documento do carro digital até o fim de 2019

A expectativa é que seja uma implantação rápida, pois os procedimentos não se diferenciam muito da implantação da nova CNH.

A versão digital do documento do carro deverá dar fim aos que utilizamos atualmente, tradicionais, feitos de papel, seguindo a mesma realidade da CNH com chip, a ser implementada até o final de 2019.

O que você achou dessas novidades sobre o documento do carro digital?

Acredita que pode trazer mais praticidade?

O universo digital e as facilidades da mobilidade urbana aos poucos prometem facilitar a vida dos motoristas de todo o país. E você, conhece todos os documentos importantes do carro e para que servem?