Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Conheça quais os documentos do carro são importantes

Imagem de uma miniatura de um mini cooper na areia com a descrição "documentos do carro"

Conheça quais os documentos do carro são importantes

Entra ano, sai ano e as preocupações são praticamente as mesmas. Regulamentar os documentos do carro e dirigir com mais responsabilidade.

Já falamos aqui na Bidu um pouco sobre alguns documentos do carro, mas não custa nada reforçar. Para evitar contratempos e evitar constrangimentos, atualmente é necessário manter junto com você apenas um documento do carro, que é o licenciamento – o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) – e, claro, a carteira de habilitação.

Abaixo, vamos falar um pouquinho sobre as documentações necessárias para você rodar tranquilo por aí e não ser pego desavisado em nenhuma blitz.

Conheça os documentos do carro

Qual a diferença entre CRV e CRLV?

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) – Conhecido como licenciamento, portar este documento significa que o motorista tem o direito de trafegar com o veículo. O documento é liberado mediante a quitação das taxas e valores referentes a impostos e tributos estaduais, como o IPVA, o seguro obrigatório, a taxa de renovação de licenciamento e eventuais multas.

Esta taxa deve ser paga a vista em bancos conveniados com o DETRAN de cada estado, através de guia exclusiva. Com tudo em ordem, o documento é enviado para o seu endereço via correio.

Quando você paga pelo CRLV, automaticamente está pagando também pelo seguro obrigatório ou o DPVAT.

Se a polícia te parar na estrada, não apresentar este documento pode ocasionar em uma multa de R$53,20 e a perda de 3 pontos em sua carteira!

Certificado de Registro do Veículo (CRV) – Este documento é uma espécie de RG do seu carro, onde estarão especificados o número da placa, chassi, ano de fabricação, modelo e tipo de combustível. Mudanças na pintura ou reformas estruturais feitas no carro deverão ser comunicadas ao Detran do seu estado para que o mesmo altere este documento.

Diferente dos outros documentos, o CRV não tem data de validade e é pago em uma taxa única. Por ser também conhecido como Documento Único de Transferência, ele deverá ficar seguro em um lugar protegido, pois você vai precisar dele quando quiser revender o seu veículo a outro proprietário.

Carteira de motorista

Entre os documentos do carro, este é o documento que autoriza você a conduzir um veículo específico e é fornecido pela primeira vez após aulas e exames aplicados por uma autoescola. Para retirá-la é preciso ser alfabetizado, portar RG e CPF e ser penalmente imputável. A carteira de motorista tem validade de cinco anos e dá permissão em quatro categorias:

  • A – Motocicletas ou veículos de duas a três rodas
  • B – Automóveis ou veículos com 4 rodas ou mais, desde que pese até 3,5 toneladas e comporte até 9 pessoas
  • AB – Automóveis e Motocicletas
  • C – Caminhões e veículos motorizados para transporte de carga, com peso maior que três mil e quinhentos quilos.
  • D – ônibus e vans
  • E – combinação de veículos com engate ou unidade acoplada como reboque, semirreboque, trailer e exceda 8 lugares

Estes são os dois principais documentos que você precisa manter em ordem enquanto é condutor e/ou proprietário de um veículo. Do contrário, além de multa, você pode ter seus documentos e carro apreendidos. Não se esqueça de checar a validade da sua documentação periodicamente!

Falando nesse assunto, veja como transferir os documentos do carro de maneira fácil.