Dicas para evitar dor nas costas ao dirigir

Imagem de motorista sentada para ilustrar post sobre dor nas costas ao dirigir

Dicas para evitar dor nas costas ao dirigir

Dirigir é uma experiência ótima. Mas quem é motorista certamente já se viu em situações onde o caminho era longo e no fim da jornada só o que restava era uma grande dor nas costas. Esse problema também acomete muito motoristas profissionais e taxistas. Muitas vezes, pode gerar um problema de coluna crônico. Por isso veja algumas dicas para evitar dor nas costas ao dirigir.

Como evitar dor nas costas ao dirigir

1 – Arrume o carro antes de sair

Aproveite o tempo antes da partida para se certificar de que está confortável desde o início da viagem de carro. Se logo na saída tem algo que te incomoda, a probabilidade de isso se transformar em dor furiosa mais tarde é grande.

Tire sua carteira, telefone celular ou qualquer outra coisa do bolso traseiro, pois isso pode desalinhar sua espinha. Dirigir com o volante longe e os braços esticados no volante aumenta o estresse sobre a coluna lombar, pescoço, ombro e pulsos. Em vez disso, sente-se o mais próximo possível do volante sem comprometer a sua segurança.

Utilize sempre o cinto de segurança junto do corpo e justo. Usar o cinto muito folgado além de reduzir sua efetividade, pode fazer pressão no lugar errado. Se estiver usando certo, vai sentir que ele ajuda a manter a lombar no lugar e a espinha ereta.

 2- Faça paradas para se alongar

Ficar sentado na mesma posição enrijece os músculos das costas e pode levar até a espasmos musculares. Se possível, planeje com antecedência para agendar paradas – idealmente a cada 30 minutos – e saia do carro para que você possa se mover e se esticar.

O movimento estimula a circulação sanguínea, que traz nutrientes e oxigênio para a parte inferior das costas. Sair para andar por alguns minutos ajuda muito a circulação e evita dor nas costas ao dirigir.

3- Apoie suas costas e seus pés

Apoiar sua espinha começa com a forma certa de posicionar os seus pés. Eles precisam ser colocados em uma superfície firme e na altura certa para evitar a transferência de estresse para a parte inferior das costas. A posição ideal é ter os joelhos o mais próximo de um ângulo reto.

Isto significa que, se o seu assento estiver muito alto, é melhor colocar os pés em um apoio próprio. Se não for possível, lembre-se de que, quando o carro estiver parado, é importante que você tenha ambos os pés no chão para descansar um pouco essa pressão.

4-Faça sempre a manutenção do carro

Dor nas costas ao dirigir muitas vezes pode ser causada pela vibração do carro. Ou então o sacudir do carro quando atravessa buracos, por exemplo. Manter o seu carro em boas condições, especialmente os amortecedores e os pneus, também vai te dar idas e vindas mais suaves e confortáveis.

Se estiver tudo certo com o carro, uma dica para reduzir o balanço é usar uma almofada. Existem algumas especialmente projetadas para assentos de carro. Mas você também pode tentar utilizar um travesseiro que atuará como amortecedor. Isso ajudará muito a reduzir a dor nas costas ao dirigir.

Outra dica importante é pensar na contratação de um seguro ou plano saúde, garantindo um melhor tratamento em casos de problema de saúde.

Confira mais dicas para dirigir melhor.