Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba quanto você vai economizar no seguro com carros autônomos

Saiba quanto você vai economizar no seguro de carro com carros autônomos.

Saiba quanto você vai economizar no seguro com carros autônomos

Eu, você e a torcida do Flamengo inteira está no aguardo pelos carros autônomos: imagina poder andar de carro sem precisar dirigir. Trabalhar, se divertir e até mesmo visitar a sogra seria mais um momento para ler as notícias no jornal, relaxar batendo um papo ou acabar com os dedos no Candy Crush. Agora imagina tudo isso e ainda pagar menos no seguro auto.

É o que diz a estimativa da seguradora americana MetroMile: com os carros autônomos no comando do volante, o preço do seguro cairia cerca de 80%. Os dados foram divulgados para o jornalista Greg Ferenstein.

O perfil usado para a estimativa foi de uma mulher de 20 anos, que dirige cerca de 400 quilômetros semanais e mora na região de São Francisco, na Califórnia. Veja de quanto seria a diferença dos preços para diferentes modelos de carros com ou sem direção automática:

Preços estimados do seguro auto: carros autônomos vs. carros dirigidos por humanos.

A diferença no preço do seguro de carro chega até quase 1600 dólares.

(Ficou com vontade de cotar o seu também? Faça uma simulação de seguro auto com a Bidu e compare em até 8 seguradoras. Mas por enquanto ainda não estamos fazendo cotação de carros autônomos, ok?)

O principal motivo da queda do preço foi a diminuição em quase 90% do risco de batidas. Todo mundo sabe que os carros autônomos tem uma ficha limpa no quesito acidentes: todos os acidentes relatados pelo carro do Google, por exemplo, foram causados por humanos.

Se por um lado essa queda no preço é notícia ruim para as seguradoras, que terão que cobrar menos no seguro do carro, também é uma boa notícia: os preços baixos podem fazer pessoas que geralmente não contratam seguro também entrarem para o mercado, aumentando o número de pessoas que tem seguro. Além disso, os riscos cobertos em um seguro auto provavelmente irão mudar: fará muito mais sentido uma proteção contra hackers do que contra colisão, por exemplo.

Já o segurado ganha de qualquer maneira: tanto pagando menos como contratando uma proteção que nunca teve.

O carro autônomo ainda demora um pouco para ganhar as ruas: as tecnologias ainda precisam de mais polimento e o poder público precisa criar leis que regulam o uso dessa tecnologia.
Mas você já pode ir preparando a leitura para quando eles vierem. Você pode até investir num Kindle – afinal, vai sobrar o dinheiro do seguro.

+ Está precisando de um dinheiro extra? Faça um empréstimo pessoal online na Bidu Corretora