Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas de como economizar sem abrir mão do carro próprio

imagem de um cofre de porquinho com a legenda: economizar dinheiro sem abrir mão do carro

Dicas de como economizar sem abrir mão do carro próprio

Seja pelo momento de crise ou pela vontade de ter um dinheirinho extra na conta no fim do mês, é necessário economizar dinheiro.

Nesses momentos podemos até pensar em se desfazer do tão sonhado carro próprio como uma das formas de contenção de despesas.

Mas por que fazer isso com algo que gosta?

Fazendo as escolhas certas, é possível conservar o veículo e manter as contas sob controle. Siga nossas dicas abaixo.

Economizar dinheiro sem abrir mão do

Planeje-se

Primeiro de tudo é necessário um planejamento financeiro, faça uma lista de todos os seus gastos mensais, tudo, tudo mesmo, até o cafézinho no meio da tarde.

Feito isso, coloque-os em ordem de prioridade como contas de água, luz, aluguel, etc. E corte as despesas que são totalmente dispensáveis.

Coloque em uma planilha tudo o que entrou e saiu de sua conta e os motivos. Uma dica é usar aplicativos para te ajudar a organizar suas finanças.

Avalie Pacotes de Tv A Cabo, Internet e Celular

Será mesmo que você precisa dessa conta de celular? Usa tudo o que tem no seu pacote TV por assinatura?

Faça os cálculos e veja se realmente precisa pagar uma conta de plano pós-pago.

Se identificar que seu consumo é menor do que paga, mude o plano por algo mais econômico, com uma linha pré-paga fica mais fácil controlar o valor de cada serviço oferecido.

No caso de TV por assinatura você deve se fazer perguntas semelhantes como se é necessário todos os canais que possui no pacote, se realmente consegue desfrutar da programação.

Todas essas contas fixas que podem ser diminuídas ou mesmo canceladas.

Economize na alimentação

Faça uma lista de compras e não vá ao supermercado sem ela, assim não comprará nada por impulso.

Outra forma de economizar com alimentação é fazer sua própria comida. Claro que por conta da correria do dia a dia nem sempre é possível fazer todas as refeições em casa.

Tente pelo menos tomar o café da manhã e jantar em casa, em alguns casos, você também conseguirá levar seu próprio almoço para o trabalho.

Para facilitar o jantar,  monte um cardápio semanal, assim conseguirá saber o que precisa comprar.

Analise os gastos com seu próprio automóvel

  • Cautela na escolha. Caso ainda esteja pensando em comprar um carro, escolha os menores e mais econômicos e invista em custo-benefício.
  • Atenção com a revisão. Para evitar gastos imprevistos é necessário ficar de olho aos períodos de revisão do veículo, pois alguns reparos podem ficar mais caros para serem revertidos por falta de cuidado.
  • Mantenha o IPVA em dia. Se você pagar o IPVA na data certa pode escolher qual é a melhor opção para o seu bolso. É possível dividir o valor em até 3 vezes ou pagar antecipado à vista para receber desconto dependendo da cidade onde vive.
  • Cuidado ao estacionar. Faça uma busca de preços nas garagens e estacionamentos próximos de onde pretende parar seu carro. Pense que estacionar na rua nem sempre pode é o mais em conta levando os riscos.
  • Não gaste mais com Lava Rápido e aprenda a lavar o carro em casa.
  • Veja  5 dicas para economizar combustível.

Agora que você já sabe como economizar dinheiro com seu carro, veja como funciona o refinanciamento de veículos.