Dicas de como economizar sem abrir mão do carro próprio

Seja pelo momento de crise ou pela vontade de ter um dinheirinho extra na conta no fim do mês, é necessário economizar dinheiro.

Nesses momentos podemos até pensar em se desfazer do tão sonhado carro próprio como uma das formas de contenção de despesas. Mas por que fazer isso com algo que gosta?

Fazendo as escolhas certas, é possível conservar o veículo e manter as contas sob controle. Siga nossas dicas abaixo de como economizar dinheiro com o seu carro e na sua vida. 

imagem de um cofre de porquinho com a legenda: economizar dinheiro sem abrir mão do carro

Veja como economizar dinheiro sem abrir mão do carro

Analise os gastos com seu próprio automóvel para economizar dinheiro

Cautela na escolha

Caso ainda esteja pensando em comprar um carro, escolha os menores e mais econômicos e invista em custo-benefício. Isso fará você economizar dinheiro com o carro depois. 

Na hora de comprar um carro, fique atento à potência do motor e quantos quilômetros ele faz por litro. Lembre-se de que motores beberrões podem dar uma séria dor de cabeça no seu dia-a-dia.

Comprar carro de leilão também pode ser uma boa alternativa para quem precisa de um carro e não quer se comprometer com uma dívida alta.

Se você tiver o dinheiro em mãos, pode conseguir um bom veículo com um preço até 50% mais baixo. Neste caso, é fundamental conhecer a idoneidade do leilão e de quem o organiza, assim como é importante estudar o estado do carro. Se ele já sofreu colisões, não é um bom negócio, mas com paciência para garimpar as opções dá pra fazer um ótimo negócio.

Carros com mais de cinco anos tendem a ter menos procura, portanto, podem ser comprados com bons preços. É possível comprar um modelo mais antigo com vários itens adicionais pelo preço de um veículo básico mais novo. Aí você decide o que é prioridade.

Busque um seguro mais barato

Se você quer economizar dinheiro com o seu carro pesquise por seguros mais em conta. Há, por exemplo, um seguro apenas contra roubos e furtos, outros só contra acidentes causados por terceiros. Nós da Bidu podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu orçamento.

Atenção com a revisão

Para evitar gastos imprevistos é necessário ficar de olho aos períodos de revisão do veículo. Alguns reparos podem ficar mais caros para serem revertidos por falta de cuidado.

Manutenções periódicas junto ao seu mecânico preveem desgastes e antecipam os reparos no motor. Assim, ele funciona perfeitamente sem desperdício de combustível nem óleo.

Cheque os pneus

Muita gente não sabe, mas pneus murchos exigem um maior esforço do veículo, resultando em um maior gasto de combustível. Mantenha seus pneus sempre calibrados e não se esqueça de trocá-los de tempos em tempos para evitar circular com “carecas”. Isso o fará economizar dinheiro com a troca de pneus antes da hora. 

Para isso, é preciso conhecer a calibragem ideal do pneu para o seu carro.

Você não quer correr o risco de sofrer um acidente e ter gastos indesejados com a saúde e com o mecânico, certo?! Conheça as nossas dicas para cuidar do pneu do carro.

Mantenha seu radiador saudável

Cuidar do radiador é uma forma inteligente de evitar futuros problemas. Mantenha a água sempre em nível adequado e troque o fluido de radiador sempre de ano em ano. O fluido é responsável por estabilizar a temperatura da água e do motor, impedindo que o desempenho do carro seja afetado negativamente e que o motor gaste ainda mais combustível. Além disso, evita o carro ferver.

Mantenha o IPVA em dia

Se você pagar o IPVA na data certa pode escolher qual é a melhor opção para o seu bolso. É possível dividir o valor em até três vezes ou pagar antecipado à vista para receber desconto dependendo da cidade onde vive.

Em alguns estados brasileiros, pessoas com deficiência de mobilidade têm isenção total do IPVA. A regra vale para carros novos e seminovos, sendo que a solicitação deve ser feita de forma oficial na Secretaria de Estado da Fazenda de cada município.

Para isso, é preciso levar documentos pessoais e um laudo médico que ateste a incapacidade motora. Apenas um veículo pode ser comprado por pessoa com este desconto e a lei vale para veículos de transporte de passageiros, como o táxi. Se você se enquadra nos quesitos de isenção, vai economizar dinheiro com o IPVA.

Cuidado ao estacionar e dirija consciente

Faça uma busca de preços nas garagens e estacionamentos próximos de onde pretende parar seu carro. Pense que estacionar na rua nem sempre pode é o mais em conta levando os riscos.

Frear e acelerar o veículo constantemente pode elevar (e muito!) o gasto do combustível. Por isso, evite ficar acelerando muito no sinal vermelho porque, além de inútil, você está poluindo mais o ambiente e gastando dinheiro à toa.

Freadas bruscas também não são aconselhadas por conta de acidentes. Veja aqui como economizar combustível.

Vai a algum lugar que ainda não conhece? Pegar uma estrada ou visitar uma nova cidade? Use e abuse de aplicativos como o Google Maps ou Waze. Veja a nossa listas de aplicativos para facilitar no volante.

Eles te dão rotas para fazer caminhos mais rápidos, alerta sobre as condições de trânsito e meios para definir atalhos sem se perder e precisar ficar rodando à toa. 

Não gaste mais com Lava Rápido

Se uma lavagem custa R$50 e você costuma fazer uma por mês, no final do ano você estará economizando R$600,00. Você vai economizar bastante dinheiro com isso. 

Os lava-rápidos são uma mão na roda, literalmente. Mas se você faz muita questão de ter o carro sempre limpinho, que tal reunir as crianças num final de semana e colocar todo mundo pra ajudar a limpá-lo?!

Veja aqui mesmo como lavar o carro em casa, sem deixar a limpeza do motor de fora.

Faça parte de um clube de vantagens

Pergunte no seu posto de gasolina se existe um clube de vantagens. Eles acumulam pontos em todo abastecimento e você pode trocar por descontos, produtos ou ainda a concorrer a prêmios. Também veja se a sua corretora oferece um clube de descontos, como o Clube de Vantagens Bradesco e o Clube Porto.

Tire o peso necessário

Se você é do tipo que carrega a casa inteira dentro do carro, fique esperto. Peso demais no carro exige mais esforço e também maior gasto de combustível. Deixe em casa aquilo que não precisa ser levado o tempo todo no carro.

Dicas gerais de economia para te ajudar a não abrir mão do carro próprio

Você já deve ter percebido com as dicas acima que dá para economizar dinheiro com o seu carro mais do que você imagina. Mas, além das economias com o próprio carro, é sempre bom termos consciência de que podemos economizar em diversos aspectos. Vamos te dar algumas dicas.

Planeje-se

Para economizar dinheiro, primeiro de tudo é necessário um planejamento financeiro. Faça uma lista de todos os seus gastos mensais, tudo, tudo mesmo, até o cafezinho no meio da tarde.

Feito isso, coloque-os em ordem de prioridade como contas de água, luz, aluguel, etc. E corte as despesas que são totalmente dispensáveis.

Coloque em uma planilha tudo o que entrou e saiu de sua conta e os motivos. Uma dica é usar aplicativos para te ajudar a organizar suas finanças.

Avalie Pacotes de TV a Cabo, Internet e Celular

Será mesmo que você precisa dessa conta de celular? Usa tudo o que tem no seu pacote TV por assinatura?

Faça os cálculos e veja se realmente precisa pagar uma conta de plano pós-pago.

Se identificar que seu consumo é menor do que paga, mude o plano por algo mais econômico.

No caso de TV por assinatura você deve se fazer perguntas semelhantes como se é necessário todos os canais que possui no pacote, se realmente consegue desfrutar da programação.

Todas essas contas fixas que podem ser diminuídas ou mesmo canceladas.

Economize na alimentação

Faça uma lista de compras e não vá ao supermercado sem ela, assim não comprará nada por impulso.

Outra forma de economizar dinheiro com alimentação é fazer sua própria comida. Claro que por conta da correria do dia a dia nem sempre é possível fazer todas as refeições em casa.

Tente, pelo menos, tomar o café da manhã e jantar em casa. Em alguns casos, você também conseguirá levar seu próprio almoço para o trabalho. Para facilitar o jantar,  monte um cardápio semanal, assim conseguirá saber o que precisa comprar.

Tendo consciência em relação ao uso do seu carro e com um bom planejamento financeiro, você pode não precisar abrir mão do seu carro.

Agora que você já sabe como economizar dinheiro com seu carro, veja como funciona o refinanciamento de veículos.

 

Última atualização em 25/03/2019