Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Veja como economizar dinheiro com o carro

Imagem de uma miniatura de carro amarelo com a descrição "economizar dinheiro com o carro"

Veja como economizar dinheiro com o carro

Provavelmente você já deve ter escutado que manter um carro é quase como manter um filho. Isso porque a necessidade de investimento é sempre presente e muitos cuidados são necessários para que ele continue com uma longa vida pela frente.

Já falamos aqui mesmo que a compra de um carro novo requer um pensamento a longo prazo, pensando nas despesas futuras.

Muitos são os gastos com os automóveis, mas saiba que é possível eliminar alguns e economizar no fim do mês. Claro, sabemos também que a alta constante no preço dos combustíveis é sempre um fator que pesa e muito no orçamento.

Abaixo, damos algumas dicas para você parar de jogar dinheiro fora. Dá uma olhada nessas dicas infalíveis.

Economizar dinheiro com o carro

Use aplicativos para escolher o melhor caminho

Vai a algum lugar que ainda não conhece? Pegar uma estrada ou visitar uma nova cidade? Use e abuse de aplicativos como o Google Maps ou Waze. Veja a nossa listas de aplicativos para facilitar no volante.

Eles te dão rotas para fazer caminhos mais rápidos, alerta sobre as condições de trânsito e meios para definir atalhos sem se perder e precisar ficar rodando à toa. Todos são gratuitos para qualquer smartphone.

Atenção ao motor

Na hora de comprar um carro, fique atento à potência do motor e quantos quilômetros ele faz por litro. Lembre-se de que motores beberrões podem dar uma séria dor de cabeça no seu dia-a-dia.

Além disso, manutenções periódicas junto ao seu mecânico preveem desgastes e antecipam os reparos no motor, fazendo com que ele funcione perfeitamente sem desperdício de combustível nem óleo.

Lave o carro em casa

Os lava-rápidos são uma mão na roda, literalmente. Mas se você faz muita questão de ter o carro sempre limpinho, que tal reunir as crianças num final de semana e colocar todo mundo pra ajudar a limpá-lo?!

Veja aqui mesmo como lavar o carro em casa, sem deixar a limpeza do motor de fora.

Divida as tarefas, divirta-se com os pequenos e ensine-os a cuidar daquilo que é deles. Além disso, pode ser uma ótima atividade para a criançada aprender coisas novas junto com você.

Mantenha constância no trânsito

Frear e acelerar o veículo constantemente pode elevar (e muito!) o gasto do combustível. Por isso, evite ficar acelerando muito no sinal vermelho porque, além de inútil, você está poluindo mais o ambiente e gastando dinheiro à toa.

Freadas bruscas também não são aconselhadas por conta de acidentes. Veja aqui como economizar combustível.

Cheque os pneus

Muita gente não sabe, mas pneus murchos exigem um maior esforço do veículo, resultando em um maior gasto de combustível. Mantenha seus pneus sempre calibrados e não se esqueça de trocá-los de tempos em tempos para evitar circular com “carecas”. Para isso, é preciso conhecer a calibragem ideal do pneu para o seu carro.

Você não quer correr o risco de sofrer um acidente e ter gastos indesejados com a saúde e com o mecânico, certo?! Conheça as nossas dias para cuidar do pneu do carro.

Faça parte de um clube de vantagens

Pergunte no seu posto de gasolina se existe um clube de vantagens. Eles acumulam pontos em todo abastecimento e você pode trocar por descontos, produtos ou ainda a concorrer a prêmios. Também veja se a sua corretora oferece um clube de descontos, como o Clube de Vantagens Bradesco e o Clube Porto.

Tire o peso necessário

Se você é do tipo que carrega a casa inteira dentro do carro, fique esperto. Peso demais no carro exige mais esforço e também maior gasto de combustível. Deixe em casa aquilo que não precisa ser levado o tempo todo no carro.

Veja também as nossas dicas para economizar dinheiro sem abrir mão do carro próprio.

Veja também:

+  Andar com o carro no ponto morto economiza combustível ?

+ É boa boa dirigir grávida?