Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Emplacar carro: veja como fazer isso por conta própria

Emplacar carro

Emplacar carro: veja como fazer isso por conta própria

Comprar um carro novo pode render algumas alegrias inquestionáveis. Realização de um sonho, a liberdade de ir e vir a hora que bem entender, sem depender do transporte público, utilidade, facilidade, são muitos os benefícios. Mas as taxas às vezes assustam, porque são muitos os detalhes que às vezes passam despercebidos na hora da compra do veículo zero quilômetro: tem de pagar isso, e mais aquilo outro, e não se esqueça de…

Para economizar, há muita gente que escolhe realizar o emplacamento por si mesmo. E é mais simples do que parece, você sabia? Com essa alternativa, dá para poupar mais de R$ 520,00.

Antes de aprender a emplacar carro sozinho, confira o nosso guia de placas de carro.

Agora sim, veja como funciona:

Passo a Passo para emplacar carro

Passo 1

– O primeiro registro precisa ser realizado em até 30 dias depois da emissão da nota fiscal do automóvel. Você pode obter mais informações no site do Detran: www.detran.sp.gov.br

Passo 2

– Em uma unidade do Detran ou Poupatempo você retira o número da placa. É necessário, antes, fazer um agendamento nos postos. Esteja com todos os documentos do veículo em mãos, assim como a nota fiscal da concessionária, seu RG, CPF e comprovante de residência.

Passo 3

– Depois de preencher um formulário do RENAVAM e pagar em um banco os valores do IPVA, do DPVAT, as taxas e os impostos, você deve comparecer com os comprovantes em uma das unidades de trânsito do Detran para escolher o número da placa, no setor “Classificação de Placas”.

Passo 4

– Depois disso, basta se dirigir ao setor CRV para dar entrada a toda a documentação. Depois de alguns dias, você terá a liberação.

Passo 5

– Por fim, vá até um dos pontos de emplacamento do Detran. Não há custos.

O processo pode tomar algum tempo, mas é mais viável do que deixar esse serviço para um despachante.

Alguns desses passos podem variar de uma cidade para outra. Por isso, em sua cidade, busque informações no Detran sobre como emplacar o carro sem despachante.