Você conhece algum Encontro de Carros Antigos?

Fotos de carros antigos para texto sobre encontro de carros antigos

Você conhece algum Encontro de Carros Antigos?

Dizem que o grande barato de se colecionar carros antigos não é só ter aquele modelo exclusivo que marcou sua juventude. O legal mesmo é mostrá-lo e confraternizar com outros proprietários e entusiastas. Foi daí que surgiu o primeiro encontro de carros antigos, há mais de 50 anos. E desde então a coisa cresceu assustadoramente, especialmente de 20 anos para cá.

Fotos de carros antigos para texto sobre encontro de carros antigos

Os encontros de carros antigos já são tradição em algumas cidades.

Foi a internet que fez popularizar o antigomobilismo no mundo todo. Além de facilitar a busca por peças e modelos raros, a rede uniu fãs de marcas e modelos através das redes sociais. Com elas, ficou muito fácil se comunicar e organizar encontro de carros antigos.

Cotação online de Seguro para Carros Antigos

Encontro de Carros Antigos

Hoje, há todo o tipo de encontro. Generalistas, com carros de todas as marcas e anos, encontros só de hot rods, de uma determinada marca. Há também encontro só de conversíveis, de picapes, de caminhões.

Fica impossível listar. Isso porque todos os finais de semana acontecem vários encontros de carros antigos pelo Brasil. Confira abaixo os principais.

Encontro Brasileiro de Autos Antigos – Águas de Lindoia – SP 

Considerado o maior encontro de carros antigos da América Latina, o EBAA acontece todos os anos geralmente no feriado de Tiradentes, em abril. A bela e bucólica Águas de Lindoia, no Circuito das Águas Paulista, literalmente fica parada para ver os carros clássicos. A pequena cidade de 18.000 habitantes recebe cerca de 500 mil visitantes nos quatro dias da mostra.

O encontro acontece tradicionalmente na Praça Adhemar de Barros, bem no centro da cidade. Todos os anos, cerca de 800 carros são expostos no local e participam de uma premiação. Há veículos de todas as marcas e anos. De Ford A 1929 a Porsche 911 Turbo 1986, passando por Chevrolet Opala 1968 e Dodge Challenger 1970.

Além disso, há o famoso mercado das pulgas. Isto é, centenas de barraquinhas vendendo de tudo. Peças de carros antigos, oficinas de restauração, produtos para estética automotiva, miniaturas, discos, entre outros produtos.

Se você está pensando em comprar um antigo, há uma grande feira de carros clássicos com mais de 500 modelos à venda.

A entrada para o encontro de carros antigos é franca. Vale a pena chegar bem cedo, pois os congestionamentos para chegar à cidade chegam a 20 quilômetros perto da hora do almoço. E, depois de enfrentar horas parado na estrada, é quase impossível achar um lugar para estacionar o carro.

Brazil Classics Show – Araxá – MG 

Mais conhecido como “Encontro de Araxá”, o Brazil Classics Show já está em sua 23ª edição. Esse encontro de carros antigos acontece a cada dois anos em frente ao suntuoso prédio da Prefeitura Municipal de Araxá. Não é popular e grande como o de Águas de Lindoia, mas certamente reúne modelos bastante raros e exclusivos.

Na última edição, havia o primeiro carro emplacado no Brasil, um De Dion importado da França em 1902. Também foram expostos o Renault R8 1965, que deu a primeira vitória da carreira do piloto bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi. Lá também estiveram as Ferrari F40 e F50, que comemoraram os 40 e 50 anos da marca italiana. Além disso, lá estavam também preciosidades como Mercedes-Benz 300 SL Gullwing, Lamborghini Miura, Fiat Zagato 1951, Maserati 3500 GT Cabriolet.

Além da exposição, o encontro de carros antigos de Araxá tem um leilão de veículos e uma importante premiação. O evento mineiro sempre tem o patrocínio de uma grande montadora e costuma acontecer no feriado de Corpus Christi, sempre nos anos pares.

Araxá fica um pouco distante dos grandes centros, o que significa uma viagem um pouco mais longa para quem pretende apenas passar um dia. Para quem pretende se hospedar, é bom reservar hotel com bastante antecedência. No fim de semana do Brazil Classics Show, os hotéis da cidade e das localidades vizinhas ficam lotados e sem vagas.

Encontro Paulista de Autos Antigos – Vinhedo – SP

O Encontro Paulista de Autos Antigos pode ser considerado o pai do atual encontro de Águas de Lindoia. Isso porque aconteceu por lá entre 1997 e 2013 e fez com que a cidade paulista ficasse conhecida no cenário do antigomobilismo brasileiro. Em 2014, outro grupo assumiu a organização do evento.

Bem menor, hoje o Encontro Paulista de Autos Antigos acontece na cidade de Vinhedo, situada a 80 quilômetros de São Paulo. É sempre no mês de abril e cerca de 200 veículos participam.

Como nos demais encontros de carros antigos, há premiação, leilão e vendas de peças e veículos. Acontece no Parque Municipal Jayme Ferragut e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Auto Show Collection – São Paulo – SP

A história do Auto Show Collection começou na década de 1980. Nessa época, colecionadores de carros antigos começaram a se reunir na tradicional Feira Livre do Automóvel. Ela acontece todos os domingos no Anhembi. Vários clubes de carros antigos surgiram sob as árvores do estacionamento do pavilhão de exposições.

O formato atual do Auto Show Collection surgiu em 2002. Logo, ficou conhecido como encontro do Sambódromo, uma vez que é realizado no sambódromo paulistano. Tem um esquema diferente. Ele acontece de dia de semana (toda primeira terça-feira do mês) e durante a noite (das 18:00 às 23:00 horas). É para aquele entusiasta encontrar os amigos depois do trabalho e falar de carro por horas.

Em cada uma das edições há um tema específico. Já teve a Noite da Kombi, Noite do Opala e Europeus, Noite da Gurgel, Noite da Ford, entre outros.

Além de carros antigos, também são expostos carros modificados. Qualquer pessoa pode exibir o seu veículo. Basta atender a alguns critérios e pagar a taxa de entrada.

No Auto Show Colletion há compra e venda de veículos antigos, mercado de pulgas, exposição de miniaturas além de food trucks. Os visitantes pagam ingresso para entrar e há estacionamento no local.

 + Conheça os carros antigos Chevrolet

Última atualização em 19/11/2019