Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Parece Hot Wheels: mas o futuro pode ter estradas de plástico

Estradas de plástico futuro

Parece Hot Wheels: mas o futuro pode ter estradas de plástico

Estamos vivendo na era da sustentabilidade, onde diversos projetos estão sendo criados em torno da reciclagem e do reaproveitamento – como o produto que gera energia através de plantas e as ações sustentáveis das seguradoras.

A tendência é que diversos itens do dia a dia sejam readaptados para formas que tenham menor impacto ambiental. E isso inclui o asfalto que você utiliza – já que ele retem o calor durante o dia, faz as noites serem 5°C mais quentes, aumentando o consumo de água e energia.

Foi então que a VolkerWessels – uma construtora lá da Holanda – decidiu não só pensar no impacto do asfalto do meio ambiente, como também decidiu substituí-lo… por plástico!

A empresa revelou planos de utilizar plástico reciclado para construir estradas sustentáveis e muito mais práticas do que as velhas ligas de betume e minerais. Mas não pense que por ser de plástico as estradas seriam mais frágeis: a construtora indica que o material reutilizado seria três vezes mais durável e sobreviveria a grandes mudanças de temperatura (ficando entre -40 a 80°C).

As estradas de plástico também são mais leves e reduzem o impacto no solo, podem ser construídas em semanas e podem ser ocas, facilitando a passagem de cabos e canos por dentro delas.

Ainda é um projeto, claro. Mas a cidade holandesa de Roterdã afirma que já está considerando implantar o sistema, como uma alternativa mais sustentável. A prefeitura já assinou um acordo para realizar o primeiro teste da tecnologia, que pode ficar pronta em até três anos.

E ai, você acha que estamos preparados para transformar nossas garrafas PET em rua?

+ Mais sobre tecnologia: o aplicativo que ajuda a calcular a distância segura do veículo à frente

+ Confira outras novas tecnologias de carro