Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Guia para evitar roubo de estepe

estepe externo

Guia para evitar roubo de estepe

Se você é proprietário de um carro com estepe externo, já sabe do que estamos falando. O aumento dos roubos de pneus reserva vem preocupando a polícia civil das grandes cidades e deixando motoristas cada vez mais inquietos.

Oficialmente, entre 2014 e 2015, o número de registros deste tipo de crime caiu 17%, porém os relatos não param de surgir, o que pode significar a falta de interesse das vítimas em fazer um B.O. Na pior das hipóteses, se você passar por uma situação de roubo de estepe, nunca deixe de avisar a polícia e registrar a queixa em uma delegacia.

Dicas para evitar roubo de estepe

Para te ajudar a não engrossar as estatísticas, organizamos no post de hoje 7 dicas que podem salvar o seu veículo dessa roubada…

Capa dura

Proteja seu estepe externo escolhendo uma capa rígida em vez da tradicional capa de tecido emborrachado ou lona. A capa dura tem um sistema de lacre que dificulta o roubo, além de oferecer proteção extra contra o sol, chuva e batidas leves.

Chave de segurança

Algumas montadoras já estão oferecendo automóveis com itens antirroubo de fábrica. Um exemplo é o Eco Sport, que vem com uma porca trava. Mas, se este não é o seu caso, um kit antifurto pode ser um bom investimento. Neste conjunto de ferramentas, você encontra um dispositivo mecânico que funciona como se fosse um parafuso com espaço para a chave segredo, que aciona o sistema. Esta chave-segredo é a única capaz de soltar o pneu, do contrário o sistema apenas gira em falso. O kit antifurto substitui com mais eficiência a borboleta que prende o estepe ao carro.

Cabos de aço

Apesar de bandidos já terem descoberto como arrombar os cabos de aço que protegem o estepe externo, é sempre uma melhor opção para dificultar o serviço, já que quanto mais complicado for para retirar a roda do carro, mais provável é que o bandido desista do furto. Cabos de aço ou correntes podem ser um item intimidador nestes casos.

Escolha bem o estacionamento

Na hora de estacionar o carro em um estabelecimento privado, pergunte se a chave fica com o cliente. Se sim, ok. Esta é a maneira mais segura de garantir que seu veículo voltará para casa intacto.

Negocie uma garagem

Se você mora em um prédio não tem garagem, ou se por falta de vagas, o seu carro precisa ficar na rua: tome cuidado! Pense em alugar uma vaga de um vizinho que não tenha carro, negocie ocupar o espaço em uma casa próxima, mas nunca deixe o carro dormir ao relento. É aquela velha história: o barato pode sair muito caro.

Pare próximo à luz

Se for estacionar na rua à noite, escolha uma vaga embaixo de um poste de luz e, de preferência, em um local movimentado. Os bandidos dão preferência para carros em locais escuros e vazios, onde têm a chance de gastar todo o tempo necessário sem serem notados.

Faça um seguro

Na hora de fazer um seguro automotivo, consulte seu corretor sobre a cobertura de roubo de estepe. Isso pode evitar muitas dores de cabeça!

Mas, se ainda assim você foi vítima deste tipo de roubo, avise as autoridades. De preferência, imediatamente. A probabilidade de recuperação do que foi levado é maior nas primeiras 72 horas após a ocorrência. O telefone para registro de roubo é o 191 e se precisar fazer um boletim de ocorrência online, é só clicar aqui.