COTAR SEGURO ONLINE

Como é o exame psicotécnico e como se preparar?

Como é o exame psicotécnico e como se preparar?

Quem vai tirar ou renovar a carteira de habilitação precisa passar pelo teste psicotécnico ou exame psicológico, como também é conhecido. Este é um exame que avalia o condutor em diversos quesitos como atenção, reação e tomada de decisão. Mas você sabe como é o exame psicotécnico?

Durante o teste, é possível detectar traços de personalidade que podem denunciar situações de ansiedade, agressividade e impulsividade, por exemplo. 

Pela legislação atual, o exame psicotécnico é obrigatório para quem vai tirar a primeira habilitação. Ele também precisa ser feito para a renovação da carteira de motorista de quem exerce atividade remunerada como taxistas, motoristas de ônibus, entre outros.

Mas, será que é possível se preparar para passar no exame psicológico? Como fazer isso? Vamos saber agora!

O que é o exame psicotécnico? 

O teste psicotécnico ou exame psicológico é uma avaliação que tem como objetivo aferir o condutor dentro de alguns processos psíquicos como tomada de decisão, atenção, concentração, raciocínio lógico, entre outros. 

Também são avaliadas algumas questões comportamentais, os traços de personalidade e a própria capacidade de auto-avaliação dessas características. 

Quem vai tirar a carteira de motorista já sabe que irá passar por uma série de testes práticos e teóricos. Mas, de modo geral, surgem muitas dúvidas a respeito do exame psicológico ou psicotécnico. 

Como é o exame psicotécnico?

Sabendo o que é o exame psicotécnico, é hora de saber como ele funciona.

Basicamente, este é um teste que pode ser empregado por meio de diversos métodos e técnicas. O mais comuns são as entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, que devem ser formulados de acordo com resoluções previstas em lei.

Além disso, todo o processo de avaliação psicológica do candidato deve estar alinhado às Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, que instituem normas e procedimentos no contexto do Trânsito e afins. 

O que é o exame psicotécnico na auto escola?

O ambiente do trânsito oferece uma rotina de situações estressantes. É por isso que o exame psicológico tem como objetivo medir a capacidade mental e emocional dos motoristas e a aptidão deles para se relacionar dentro deste contexto. 

Afinal, muita gente pensa que o trânsito é um ambiente de passagem e que, por isso, este é um sinal verde para agir impulsiva ou agressivamente. 

Durante o exame psicotécnico, podem ser identificados quadros agudos de estresse, depressão e transtornos de ansiedade, que podem influenciar no desempenho do motorista. 

E se isso acontecer, pode ser um fator que levará à reprovação do candidato. Contudo, entende-se que esses quadros não são imutáveis, por isso, é possível recorrer em caso de reprovação no exame psicológico. 

Reprovado? Como recorrer no exame psicológico? 

O candidato reprovado pode requerer a reavaliação do resultado junto ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. Isso pode ser feito no prazo de trinta dias – que são contados a partir do seu conhecimento sobre o resultado. 

Este processo de revisão é feito a partir da instauração de Junta Médica e/ou Psicológica. Ela é constituída por três profissionais médicos peritos examinadores de trânsito ou especialistas em medicina de tráfego.

E, caso o resultado de inaptidão seja mantido, ainda cabe ao candidato encaminhar um pedido de recurso Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) ou ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE). 

Como se preparar para ser aprovado no exame psicotécnico?

Quem está passando pela auto escola não vê a hora de sair dirigindo por aí. Mas, a preparação do futuro motorista é de extrema importância para a criação de um trânsito mais seguro e consciente. Por isso saber o que é o exame psicotécnico e os outros testes é tão importante. 

Muita gente se preocupa em ser aprovado rapidamente em todas as etapas e procura por técnicas ou fórmulas prontas para obter o melhor desempenho. 

Mas, a verdade é que a melhor preparação para passar no exame psicotécnico é ter consciência de que o trânsito é um lugar de tolerância e respeito. Por isso, ser sincero nas respostas é a melhor forma de lidar com o teste psicotécnico.

Além disso, o teste é aplicado por profissionais psicólogos, que são altamente capacitados para realizar as análises necessárias e identificar qualquer situação que não esteja alinhada à natureza do indivíduo. 

Como é feito o exame psicotécnico para habilitação?

Toda a rotina de preparação e aferição do exame psicológico para quem vai tirar ou, em alguns casos específicos, renovar a habilitação são regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), pela Resolução  Nº 425, de 27 novembro de 2012

Essa resolução determina quais são os métodos, técnicas e procedimentos que devem ser adotados para a avaliação dos candidatos. Também determina que somente entidades credenciadas ou autorizadas pelo órgão ou entidade executivo de trânsito do Estado estão autorizadas a conduzir as análises. 

Para renovar a CNH precisa fazer exame psicotécnico?

O exame psicotécnico é obrigatório para: 

  • Quem vai tirar a primeira habilitação; 
  • Quem exerce atividade remunerada ao veículo como: taxistas, motoristas de ônibus ou de transporte de bens e irá renovar a habilitação; 
  •  Quem já é habilitado, mas irá mudar a categoria para exercer a atividade remunerada ao veículo; 
  • Quem teve a habilitação cassada

+ Saiba com quantos pontos perde a CNH.

+ Tudo sobre renovação de CNH, consulta de pontos e mais! 

Trânsito mais seguro

Quem vai tirar ou renovar a carteira de motorista deve compreender que o trânsito é lugar de cuidado. Para ser um bom motorista deve-se cumprir obrigações e assumir responsabilidades. Não basta somente passar pela auto escola. 

Trânsito seguro de verdade é aquele em que todos se preocupam em cuidar de pessoas e do bom estado de seus veículos.

Quer estar sempre seguro de verdade? Faça uma cotação de seguro auto com a Bidu Corretora. 

A cotação é online e em poucos minutos você recebe todas as informações que precisa para encontrar o seguro que cabe no seu bolso. 




Última atualização em 25/11/2019