Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Adiada exigência de rastreador em carros novos

Contran decide que rastreadores veiculares obrigatórios só valerão de 2016 em diante.

Adiada exigência de rastreador em carros novos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para 2016 a exigência da instalação de rastreador em veículos novos vendidos no Brasil. Anteriormente, a medida estava prevista para 30 de junho desse ano, quando as montadoras seriam obrigadas a equipar seus novos carros com o equipamento de rastreamento.

A decisão foi considerada após nota técnica do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e acórdão do Tribunal Regional Federal, que definiu para 30 de junho de 2016 a entrada em vigor da lei que exige a venda de carros novos com os equipamentos de rastreador devidamente instalado.

A obrigatoriedade vem sendo discutida desde 2007, e já foi adiada pelo menos três vezes. Opiniões contrárias à exigência indicam que a medida é inconstitucional, pois afeta o direito de escolha e privacidade do cidadão, alegando ainda que a tecnologia é defasada. Além disso, contam com a opinião de que, com o uso amplo de rastreadores, facilitaria o monitoramento de ocorrências em multas.

Rastreadores podem baratear o seguro do carro

Algumas seguradoras costumam oferecer gratuitamente a instalação de rastreador nos veículos segurados, ou mesmo baratear o serviço. Fazendo isso, o condutor pode adquirir um desconto no valor do seguro, pois a seguradora entende que o risco do veículo desaparecer completamente em casos de roubo e furto ficam bastante reduzidos com a instalação do dispositivo.

+ Conheça opções de seguro com rastreador: rastreador Tokio Marine | rastreador Siggo Sascar

Rastreador com Seguro

Além de tornar o seu seguro auto mais barato com a instalação de um rastreador, existe também a opção de contratar um rastreador com seguro. Uma das empresas que oferece esse produto é a Ituran, que tem o rastreador com seguro Ituran com cobertura básica contra roubo e furto.

A partir da parceria com algumas seguradoras, o segurado pode aumentar a proteção contratando as coberturas adicionais disponíveis: perda total em colisão e responsabilidade civil facultativa. Assim, por um valor acessível, você fica coberto contra esses riscos e pode circular mais tranquilo com o seu carro.