Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Posso passar pela faixa zebrada no trânsito?

Imagem de uma faixa zebrada

Posso passar pela faixa zebrada no trânsito?

Você já deve ter visto alguma delas. Na verdade, várias. Dependendo da cidade onde vive, elas estão por todo lado. São as conhecidas faixa zebrada ou marca da canalização, na nomenclatura do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mas você sabia que trafegar por ela pode render sete pontos na carteira de habilitação?

As faixas zebradas são utilizadas para guiar os fluxos de tráfego nas vias, regulamentando áreas não utilizáveis, isto é, estamos falando de locais proibidos para estacionamento e travessia de automóveis.

É uma zona considerada “morta”, tal qual ocorre com as calçadas da cidade.

Ficam na cor branca quando é para direcionar fluxos nos mesmos sentidos e também proteção de estacionamento, de acordo com as normas do CTB. Porém, ficam na cor amarela quando a mensagem significa sentidos opostos.

O problema é que a falta de sinalização, em algumas regiões, dificulta ao condutor identificar esse tipo de faixa, ou encontrar a informação de que é proibido dirigir por esse espaço.

Ao mesmo tempo, o CTB prevê a punição para o condutor que dirigir por essas marcas, ou até mesmo estacionar o carro nelas.

Nesse último caso, a infração é grave e o veículo removido. Já para quem trafega pelas faixas zebradas, a penalidade é gravíssima, com perda de sete pontos na carteira.

Muitos condutores, todavia, desconhecem os riscos e as penalidades. Passam por cima dessas faixas, sem informações sobre as normas.

Vale dizer que é considerado dever do condutor conhecer as normas de tráfego das vias, sem a necessidade de que exista também cones ou outros tipos de sinalizações informando sobre as faixas de canalização.

Concluímos então que o Código de Trânsito deve ser o novo livro de cabeceira dos cidadãos, certo? Ao menos para quem não quer correr riscos.

Qual a sua opinião sobre isso? Você já passou por essas faixas? Deixe seu comentário.