Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Farol amarelado: saiba fazer o polimento de faróis

farol amarelado

Farol amarelado: saiba fazer o polimento de faróis

Você já deve ter percebido que com o passar do tempo os faróis do seu carro tendem a perder o brilho. E a ganhar uma coloração amarelada. É normal isso acontecer porque o material utilizado nos faróis é o plástico e ele sofre corrosão pelo tempo, chuva e poluição.

Os faróis amarelados deixam o carro com uma aparência descuidada e parecendo mais velho do que ele realmente é. Além disso, a visão do motorista pode ser altamente prejudicada pela iluminação deficiente.

A boa notícia é que é possível reverter os efeitos do tempo e recuperar a transparência cristalina deles, deixando o veículo mais bem cuidado.

Polimento de faróis em casa

Para solucionar este problema na sua casa, sem precisar gastar dinheiro com serviço especializado, você vai precisar de:

– lixa d’água da espessura mais fina (1.000 ou 2.000 – veja este número no verso)

– pano macio seco

– massa de polimento

– estopa

– balde com água

Limpe os faróis antes de começar o procedimento. Utilize um pano encharcado para retirar a poeira. Feito isso, molhe a lixa na água e faça movimentos circulares e delicados na lente até que ela comece a ficar esbranquiçada.

Você vai perceber que um caldo branco sairá do farol, mas não se preocupe. Este é o resíduo do verniz que protegia o farol e que, por estar corroído, será substituído. Retire a sujeira com o pano molhado e seque a lente com um pano seco e limpo.

Agora é só aplicar a massa de polimento com a estopa, fazendo movimentos circulares vigorosos. Você vai perceber que o farol vai, lentamente, voltando a ficar transparente. Faça o procedimento até que ele fique bem claro e com aspecto novo. Aguarde cerca de 5 minutos para que o plástico absorva a massa e só então retire o excesso com um pano limpo e seco. Isso dará um resultado melhor e mais duradouro. Veja mais dicas de como polir carros em casa no nosso post.

Pasta de dente funciona?

Você já deve ter ouvido algum amigo contar que limpa os faróis com pasta de dente. Essa é uma solução não definitiva, mas pode ser aplicada caso não tenha como seguir os passos da dica que demos acima.

Neste caso, aplique creme dental branco no farol e esfregue com um pano tipo “Perfex”. Jogue um pouco de água e remova pouco a pouco a pasta até que o farol fique totalmente limpo e livre de resíduos.

Polimento de faróis em casa x oficina mecânica

O polimento de faróis caseiro pode ser uma solução adotada em casos de emergência. Porém a durabilidade deste procedimento é bem menos durável do que o serviço profissional de um mecânico profissional.

Na oficina, o polimento é feito com verniz e com polidora profissional. E isso colabora para um resultado final mais eficiente e que vai durar de dois a três anos.

Falando em cuidados com o carro, saiba porque a vida útil do carro é contada em quilômetros.

Veja também:

+ Segurança automotiva ao longo dos anos

+ Como funciona a perda total do seguro?