Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Farol da moto: Por que as motos devem circular com faróis acesos?

Farol da moto aceso

Farol da moto: Por que as motos devem circular com faróis acesos?

 

Se você é condutor de motocicleta, sabe que para circular nas vias precisa manter os faróis do veículo aceso. Em todo o tempo, a qualquer hora do dia. A obrigatoriedade faz parte do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro e quem não respeita a norma deve arcar com uma multa no valor de R$ 293,47. Como a infração é considerada gravíssima, pode perder a CNH e o direito de dirigir.

Mas o que muitos não sabem, incluindo os próprios motociclistas, é exatamente qual seria a razão para existir essa norma. Afinal, que problema haveria transitar com a motocicleta durante o dia, se há luz do sol e visibilidade para todos?

Por que andar com o farol da moto aceso?

Pois bem. Está na hora de esclarecer essa dúvida e entender de uma vez por todas esse questionamento comum.

O que acontece é o seguinte: como esse veículo é rápido e pequeno, manter a luz acesa possibilita que outros condutores ou pedestres possam enxergar a motocicleta que vem a longa distância.

Essa é a opinião de vários especialistas, com base em pesquisas e testes realizados. Quem dirige sua moto com o farol ligado, ainda que a luz do dia, conseguirá deixá-la mais visível a motoristas e pedestres.

A boa notícia é que atualmente boa parte das motocicletas já liga os faróis automaticamente. Assim, basta dar a partida. E justamente por essa razão, são poucos os que infringem essa norma.

Mas vale estar atento a qualquer problema que pode ser ocasionado nessa parte do veículo, pois, como pode perceber, um problema na falta de iluminação pode gerar multas, muita dor de cabeça com tantos problemas que deverão ser resolvidos, além do risco de um acidente. Agora que você conhece os motivos, sabe que deve redobrar os cuidados.

Já para outros tipos de automóveis, a regra é manter os faróis ligados na luz baixa durante o dia quando estiver circulando por túneis ou rodovias. Já falamos sobre a lei do farol aceso por aqui.

O que você acha dessas regras? Os códigos são muitos e complexos ou ajudam a melhorar a segurança em nossas vias, preservando vidas?

Não se esqueça de deixar seus comentários logo abaixo.