Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Freio fazendo barulho? Seu carro pode estar pedindo ajuda

freio fazendo barulho

Freio fazendo barulho? Seu carro pode estar pedindo ajuda

Depois de certo tempo de uso, é comum que o carro comece a apresentar alguns sinais de desgaste de peças ou componentes. Com o freio não é diferente. Apesar dos donos perceberem o freio fazendo barulho, nem todo mundo consegue identificar o problema. Neste post, vamos falar do freio fazendo barulho e suas causas.

Em primeiro lugar, antes de entender o porquê do freio fazendo barulho, é preciso entender o funcionamento dele. O disco de freio e a roda giram juntos. Ao tempo que as pastilhas ficam paradas dentro das pinças fixadas na suspensão do veículo.

Ao pisar no freio, as pastilhas fazem um “sanduíche de pastilhas” com o disco, prendendo a rotação do disco e, consequentemente, da roda.

 

Freio fazendo barulho. Conheça os sinais

Ruído

É o “sintoma” mais comum e frequente. Acontece quando as pastilhas estão finas e desgastadas, ou quando as pastilhas são muito duras – por ser um equipamento de má qualidade. Além do barulho, as pastilhas acabam diminuindo a vida útil dos discos. Aí então causam um desgaste prematuro e aumentam as despesas com o carro.

Trepidação ao frear

Esse problema costuma aparecer quando os discos de freio estão empenados. Isso acontece por estarem muito finos (sinal de desgaste), ou quando a matéria-prima de fabricação não está em acordo com sua especificação técnica.

Esse sintoma muitas vezes só é perceptível quando o disco do freio está quente e recebe um respingo de água fria, vinda de uma poça ou alagamento. Se você perceber o freio fazendo barulho, essa pode ser a causa.

Nível do óleo de freio baixo

Esse sintoma de freio fazendo barulho ocorre nos carros mais novos quando as pastilhas já estão bem desgastadas. Já se o carro tem mais de 30 mil km rodados, é muito importante verificar se existe vazamento nos cilindros de freio das rodas traseiras.

Estalo ao frear

Esse é o diagnóstico mais difícil de identificar quando o assunto é freio fazendo barulho, pois envolve uma série de problemas. Falta de molas nas pastilhas, buchas das bandejas estouradas, torre do amortecedor solta, pinos das pinças de freio com folga, buchas da barra estabilizadora, entre outros. Tudo isso pode ser a causa do estalo ao frear. Nesses casos, procure um mecânico de sua confiança o quanto antes.

E aqui vai a dica mais importante de todas: sempre tenha em dia as revisões do seu carro. Além de evitar problemas como o freio fazendo barulho, a revisão ajuda a evitar problemas em todo o carro.

Ao comprar um veículo, as montadoras sempre informam os prazos certos para que o carro passe por essas revisões. Geralmente, os veículos necessitam de revisões anualmente ou a cada 10 mil km rodados, o que vier antes.

Isso garante que o seu carro sempre esteja com a manutenção preventiva em dia e sem problema. Especialmente no que se refere a peças e engrenagens ligadas diretamente a segurança. Respeite esses prazos à risca e, juntamente com todas as peças, o seu freio estará sempre em perfeitas condições.

Faça um seguro auto para proteger seu carro de qualquer imprevisto. Com ele você garante que se alguma coisa acontecer com seu veículo, você estará seguro e sem dores de cabeça.

+Saiba mais sobre pneus do carro.

+Diferenças entre alinhamento e balanceamento