Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

7 maneiras de gastar menos com o carro

imagem com miniaturas de carro. escrito: como gastar menos com o carro?

7 maneiras de gastar menos com o carro

Dizem por aí que ter um carro é mais ou menos como ter um filho. São gastos, investimentos e muito cuidado que precisa ser tomado durante um longo período. E sabemos que em períodos difíceis e de vacas magras, o que a gente mais precisa é cortar gastos e economizar dinheiro.

Pensando nisso, fizemos uma lista de ações que podem te ajudar a diminuir a dor de cabeça com os gastos com seu carro.

Mantenha seu radiador saudável

Cuidar do radiador é uma forma inteligente de evitar futuros problemas. Mantenha a água sempre em nível adequado e troque o fluido de radiador sempre de ano em ano. O fluido é responsável por estabilizar a temperatura da água e do motor, impedindo que o desempenho do carro seja afetado negativamente e que o motor gaste ainda mais combustível. Além disso, evita o carro ferver.

Lave em casa

Se você tem um quintal ou uma área adequada, lave o carro em casa. Além de fazer um exercício leve, você pode chamar as crianças para participarem da lavagem, ensinando-as a cuidar do carro com carinho e responsabilidade. Se uma lavagem custa R$50 e você costuma fazer uma por mês, no final do ano você estará economizando R$600,00. Veja no nosso post como lavar o carro em casa.

Busque um seguro mais barato

Pesquise por seguros mais em conta. Há, por exemplo, um seguro apenas contra roubos e furtos, outros só contra acidentes causados por terceiros. Nós da Bidu podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu orçamento.

Adquira seu automóvel em leilão

Comprar carro de leilão pode ser uma boa alternativa para quem precisa de um carro e não quer se comprometer com uma dívida alta. Se você tiver o dinheiro em mãos, pode conseguir um bom veículo com um preço até 50% mais baixo. Neste caso, é fundamental conhecer a idoneidade do leilão e de quem o organiza, assim como é importante estudar o estado do carro. Se ele já sofreu colisões, não é um bom negócio, mas com paciência para garimpar as opções dá pra fazer um ótimo negócio.

Tenha isenção de IPVA

Em alguns estados brasileiros, pessoas com deficiência de mobilidade têm isenção total do IPVA. A regra vale para carros novos e seminovos, sendo que a solicitação deve ser feita de forma oficial na Secretaria de Estado da Fazenda de cada município. Para isso, é preciso levar documentos pessoais e um laudo médico que ateste a incapacidade motora. Apenas um veículo pode ser comprado por pessoa com este desconto e a lei vale para veículos de transporte de passageiros, como o táxi.

+ Como não pagar IPVA

Aposte em modelos antigos

Carros com mais de cinco anos tendem a ter menos procura, portanto podem ser comprados com bons preços. É possível comprar um modelo mais antigo com vários itens adicionais pelo preço de um veículo básico mais novo. Aí você decide o que é prioridade.

Use descontos

Muitos cartões de crédito possuem programas de fidelidade que dão descontos em estacionamentos, serviços de troca de óleo, abastecimento e manutenção em oficinas. Informe-se sobre as condições do seu cartão e conheça os parceiros afiliados ao programa de descontos.

Veja as cidades com os táxis mais baratos do mundo e como o refinanciamento de veículos pode ajudar você.