Como controlar os gastos com carro no começo do ano?

notas de real para texto sobre gastos com carro no começo do ano

Como controlar os gastos com carro no começo do ano?

Um novo ano começa, mas nem tudo é realmente novidade: chegou a primeira conta a pagar. Depois, a segunda. Não se esqueça que tem aquela outra despesa também. Quando se nota, já está com dívidas e uma bola de neve se aproxima. Ainda mais para quem tem um automóvel na garagem. Por quê? Lidar com os gastos com carro no começo do ano não é mole. Quer saber como se planejar e não passar aperto? Descubra através de nosso artigo, confira! 

Cotação online de Seguro Auto

Quais são os principais gastos com carro no começo do ano?

Não tem como fugir, tem certas despesas que sempre batem à nossa porta a cada ano. Dentre elas, estão os gastos com carro no começo do ano. Mais do que débitos, são tarifas  essenciais a serem pagas para podermos dirigir tranquilo e não sermos pego de surpresa. Oras, quais são esses gastos? A eles: 

IPVA

Sim, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA, é aquela despesa que muitos já colocaram em sua lista. Afinal, não tem como deixar de quitar o imposto anual. Somente com o IPVA pago é possível fazer o licenciamento do carro. 

Lembrando: o valor do IPVA depende do modelo do veículo, do ano e costuma variar para cada estado. Geralmente, há três modalidades de pagamento: à vista com ou sem desconto, além do parcelamento em até três vezes, este modelo necessita ser solicitado pelo motorista. 

Saiba mais sobre os documentos do carro

DPVAT

O seguro DPVAT é outro custo que não tem como abrir mão, vide a sua importância em cobrir eventuais indenizações de acidentes de trânsito. Para pagá-lo, é simples: cobrado uma vez por ano, ele deve ser acertado junto ao IPVA, seja na primeira parcela ou quando for à vista. 

Licenciamento 

Já esqueceu de pagar o documento do carro? Saiba que não está sozinho, muitos acabam se esquecendo de deixar em dia o CRLV. Ao não fazer o pagamento, problemas à vista: se for pego com o licenciamento antigo, é infração gravíssima, sete pontos na CNH, além de multa de R$ 293,47. 

Por isso, o licenciamento atualizado atesta que o carro está em condições de circular nas vias. Além disso, ele é um documento obrigatório que o proprietário do automóvel necessita portar sempre que dirigir. O pagamento varia conforme o estado e deve ser feito anualmente. 

Seguro

Na verdade, o seguro auto entra como um dos gastos com carro no começo do ano pois ele pode ser um dos itens a ser renovados nesta época. Isto depende do vencimento do seguro contratado pelo segurado. Nada de deixar para a última hora, ok? Para isso, pesquise, faça uma simulação de seguro auto e garanta uma total proteção para dirigir sossegado. 

Como fazer um bom planejamento para controlar os gastos com carro no começo do ano?

Ter um planejamento é ideal para se organizar financeiramente, ainda mais quando falamos do início do ano. Mas nem sempre se consegue criar uma rotina de controle das despesas, o que pode levar a novas dívidas e perrengues um tanto indesejáveis. Imagine pagar a matrícula dos filhos, mas deixar outras pendências em aberto, como o IPTU, IPVA e licenciamento? 

Para evitar isso, elencamos cinco dicas para se planejar os gastos com carro no começo do ano, confira:

1. Organize os gastos

Para começar, identifique tudo o que esteja gastando dentro dos últimos três a seis meses. É o primeiro passo para se organizar e ter um controle das despesas mensais. Da mesma forma, anote o total de suas receitas para comparar com os gastos. Coloque tudo numa planilha, no bloco de notas do celular ou procure um aplicativo financeiro

2. Economize, mesmo que seja aos poucos

Abra um espaço na sua planilha para reservar uma economia, ainda que seja pouca. Isso ajuda não somente a ter um dinheiro para imprevistos, mas também serve como estímulo para continuar o planejamento. Por exemplo, vale guardar uma parte das férias que recebeu pensando nas contas que chegarão no ano seguinte e, assim, diminuir a chance de ser surpreendido nos impostos. 

Com o passar do tempo, procure ir aumentando o quanto destina para essa economia. 

3. Priorize pagar dívidas em aberto do veículo

Isto é algo que pode passar batido e criar uma despesa extra que não estava esperando. Lembre-se: para renovar o licenciamento, o carro não pode ter dívidas antigas. Sabe aquela multa que ignorou? Ou esqueceu o IPVA do ano anterior? Pois é, terá que pagar tudo isso primeiro para renovar o documento do carro. Não deixe isso para depois, o prejuízo pode ficar ainda maior.  

4. Cuidado com dezembro

O mês de dezembro é uma época tentadora para sair gastando sem pensar nas consequências, desde a compra de presentes, fazer festas ou viajar. Procure separar uma quantia para esses momentos de lazer e não deixe que isso afete a sua organização. 

5. Previne-se para o começo do ano

Sim, antes de ver o IPVA, DPVAT e licenciamento se acumularem, esteja preparado. Já pesquise antes todos os valores e faça as contas do quanto isso pesará no seu bolso. Em dezembro, costuma ser divulgado os valores de cada taxa para o ano seguinte, ou seja, é uma forma de estar precavido e não passar aperto em cima da hora.  

Como reduzir os gastos com carro no começo do ano?

Uma sugestão é fazer um planejamento financeiro com antecedência, como mencionado anteriormente. 

Não só isso: se puder, evite parcelar o IPVA. Dentre os gastos com carro no começo do ano, vale pagar o imposto à vista. Isso porque, geralmente, é concedido um desconto (que varia conforme o estado) para quem escolhe essa opção. Quem conseguir quitar em janeiro, ganha um desconto maior. Há, também, alternativas à vista para fevereiro e março, ambas com descontos, mas inferiores ao primeiro mês do ano. 

Outro detalhe: o DPVAT é pago junto do IPVA quando for à vista, menos um problema (e despesa) para resolver no futuro. Claro, tudo depende se é viável para o proprietário do veículo pagar à vista sem prejudicar o restante de seu orçamento. 

Ter um automóvel não é barato, todos sabem. Por isso, o quanto for possível amenizar os gastos com carro no começo do ano, ajuda bastante a controlar o restante das pendências. Afinal, ainda é necessário bancar o combustível, manutenções, estacionamentos, entre outros custos do veículo. 

Sem esquecer do seguro de carros também. Quer cotar seguro auto de forma rápida e fácil? Descubra o seguro de veículos que seja ideal para você! 

Última atualização em 03/02/2020