Horário e funcionamento do rodízio de veículos em São Paulo

horário do rodízio

Horário e funcionamento do rodízio de veículos em São Paulo

Você sabe qual é o horário do rodízio em São Paulo? Veja abaixo as placas e dias do funcionamento do rodízio.

São Paulo é conhecida pelo trânsito caótico e pelas inúmeras horas de congestionamento. Porém, existem medidas para minimizar os problemas deste cenário. Uma delas é o rodízio de veículos pelas ruas da grande cidade, que funciona conforme o número final de suas placas.

Cotação Online de Seguro Auto

O que é Rodízio de Veículos? 

A ideia do rodízio é fazer com que o congestionamento na cidade de São Paulo diminua nos horários de picos, que é registrado quando as pessoas estão indo e quando estão voltando do trabalho.

O objetivo é melhorar a capacidade de suportar o grande fluxo de veículos nas principais vias e, assim, reduzir reduzir os congestionamentos.

Qual é o horário do Rodízio em São Paulo?

O rodízio de carros acontece entre às 7 e 10 horas e, no período da tarde, das 17 às 20 horas.

Tabela com os horários, dias do Rodízio e mapa dos locais restritos

Agora que você conhece o horário do rodízio, vamos entender como ele funciona.

O rodízio em São Paulo opera de acordo com o número final da placa e um dia da semana correspondente. 

Veja a tabela com os dias da semana e as placas de carros que não podem circular nas áreas restritas. 

  • Segunda-feira: placas com final 1 e 2; 
  • Terça-feira: placas com final 3 e 4;
  • Quarta-feira: placas com final 5 e 6;
  • Quinta-feira: placas com final 7 e 8;
  • Sexta-feira: placas com final 9 e 0.

As restrições valem tanto para carros quanto para caminhões e não valem aos finais de semanas e feriados.

Mapa do Rodízio em São Paulo

O mapa do horário rodízio em São Paulo abrange todas as regiões, delimitando o centro expandido e vias do Minianel viário. 

Ele circunda desde a Zona Oeste (Marginal do Rio Pinheiros), até a Zona Leste (Avenida Salim Farah Maluf) e da Zona Norte (Marginal do Rio Tietê) à Zona Sul (Avenida dos Bandeirantes).

Veja o mapa com a área restrita do rodízio em São Paulo

Rodízio também vale para placas de outras cidades?

Os veículos de outros municípios também precisam seguir as mesmas regras de circulação que os emplacados na capital paulista. As restrições valem tanto para carros quanto para caminhões. 

 


Pensando em seguro? Faça uma cotação online agora mesmo e veja preços e coberturas das melhores seguradoras do Brasil

Seguro de Carro Online

 


Quando o Rodízio fica suspenso em São Paulo?

O rodízio fica suspenso aos finais de semanas, feriados e em ocasiões especiais como férias escolares do final de ano. A suspensão não vale para as férias escolares do mês de julho.

Quem está isento do Rodízio em SP?

O horário do rodízio não vale para:

  • Ambulâncias, Polícia, Bombeiros, Defesa Civil e Forças Armadas;
  • Veículos que transportam valores;
  • Carros do correio;
  • Carros de imprensa;
  • Carros de funerária;
  • Também não vale para caminhões de coleta de lixo e que transportam produtos perecíveis e perigosos;
  • Veículos de obras e prestação de serviços essenciais de redes de água/esgoto, energia elétrica, telecomunicações, gás canalizado.

Outros veículos isentos são:

  • Guinchos;
  • Carros que estão à serviço como da justiça, do conselho tutelar e do metrô;
  • Motociclistas;
  • Táxis;
  • Transporte escolar e coletivo.

Além disso, também são isentos os carros de médicos que retiraram a requisição para circular e veículos que estejam transportando materiais que impactam a saúde pública. Como exemplo: o transporte de órgãos, de bolsas de sangue e de materiais para análises clínicas.

Isenção do Rodízio em São Paulo para pessoa com deficiência

O rodízio em São Paulo funciona em caráter de exceção para veículos que sejam conduzidos e/ou que transporte pessoas com deficiência e/ou com doença crônica, que comprometa a mobilidade. Este último caso também abrange pessoas que estejam em tratamento continuado de doença grave. 

Mas atenção: para ter permissão para rodar sem risco de multa, as pessoas que se enquadrarem nestas situações precisam cadastrar o veículo para terem direito à isenção do rodízio municipal. 

As solicitações devem ser encaminhadas para o DSV, ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo. Isso pode ser feito pelo correio ou pessoalmente. Para a entrega presencial, antes é necessário realizar o agendamento eletrônico. 

Os cadastros para isenção do rodízio têm validade máxima de dois anos. O período pode variar de acordo com o laudo médico, que deve ser apresentado junto com a solicitação. 

Rodízio vale para Uber?

Sim. Mesmo que a isenção valha para táxis, a modalidade de transporte de passageiros por aplicativos não recebeu qualquer isenção com relação ao rodízio. Portanto, os motoristas que trabalham com aplicativos devem ficar atentos ao horário do rodízio.

Fiscalização do Rodízio em SP

Atualmente o rodízio de veículos é controlado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do município paulista. A fiscalização é feita por câmeras de segurança e por agentes de trânsito. 

Todo o sistema de rodízio do município é regulado pela Lei nº 12.490 de 3.10.1997, complementada pela Lei nº 14.751 de 28.05.2008, e pelos decretos 58.584 de 20.12.2018 e 58.604 de 16.01.19

Qual o valor da multa do Rodízio?

Para quem descumprir a normativa será necessário arcar com multas. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada de natureza média e prevê multa no valor de R$ 130,16. O motorista também perde 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 13,52% das multas geradas em São Paulo são para condutores que descumpriram as normativas do rodízio de veículos.

Por muito tempo, o rodízio de veículos foi discutido e questionado. Há quem defenda que ele interfere em direitos constitucionais como o de ir e vir.

Contudo, tal discussão já foi superada nos tribunais. Houve o entendimento que este direito não é absoluto, e sim, que precisa se moldar aos interesses da sociedade, que são maiores que os individuais.

Assim sendo, é necessário respeitar o rodízio para não ter prejuízo com multas e com perdas de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como recorrer da multa por Rodízio?

Se o motorista receber uma notificação por infração do rodízio existe o direito de defesa. É possível recorrer junto ao DSV, explicando a justificativa para a prática da infração. Para isso, é necessário apresentar os argumentos que deveriam justificar o cancelamento da penalidade aplicada. 

Caso a solicitação não seja acolhida, o motorista pode recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Em segunda instância, ainda é possível encaminhar a situação ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), que será responsável por julgar o novo recurso.

Veja onde consultar multas de trânsito.

Saiba como recorrer de multa indevida.

Como fugir do Rodízio de Carros? 

  • Fique atento aos horários: uma alternativa para quem precisa rodar com o carro no dia do rodízio é se programar para sair mais cedo de casa e mais tarde do trabalho;
  • Use a tecnologia: aplicativos de geolocalização como o Waze estão programados para indicar as melhores rotas para fugir das áreas restritas pelo rodízio; 
  • Socialize: utilize a boa e velha carona: 
  • Use o transporte público: ônibus, metrô, trem;
  • Use o transporte de passageiro por aplicativo: com a popularização desse meio de transporte, muitas empresas estão em operação na cidade. Elas oferecem diversas opções para quem não quer correr o risco de sair de casa com o veículo do dia de rodízio;
  • Use transportes alternativos: a mobilidade urbana se tornou há muitos anos um desafio em São Paulo. É por isso que iniciativas como a construção de ciclovias tem se tornado cada vez mais frequente. Coloque sua bicicleta para rodar!

Você já fez o seguro de carro? Ficar sem seguro de veículo é roubada para você e seu bolso. Faça uma simulação de seguro auto online e encontre a melhor opção para você. Conheça também os benefícios do seguro de veículo com assistência 24 horas.

Conheça os carros mais multados e saiba como conseguir desconto em multas de trânsito.

 

Última atualização em 28/10/2019