Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Horário e funcionamento do rodízio de veículos em São Paulo

horário do rodízio

Horário e funcionamento do rodízio de veículos em São Paulo

Você sabe qual é o horário do rodízio em São Paulo? Não seja pego de surpresa e entenda os horários e o funcionamento do rodízio.

São Paulo é conhecida pelo trânsito caótico e pelas inúmeras horas de congestionamento. No entanto, a cidade vem tentando encontrar medidas para minimizar os problemas deste cenário.

Uma delas é o rodizio de veículos pelas ruas da grande cidade conforme o número de suas placas.

Nos horários de picos, geralmente quando as pessoas estão indo e quando estão voltando do trabalho, o tráfego de automóveis aumenta consideravelmente.

Assim, as vias urbanas acabam não suportando o grande fluxo de veículos. O que gera intermináveis congestionamentos.

E qual é o horário do rodízio?

Das 7h às 10 horas da manhã e das 17h às 20 horas, nem todos os veículos podem circular todos os dias.

A ideia do rodízio é que o congestionamento na capital diminua. O rodízio de veículos é controlado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) do município paulista.

Ela determina que veículos com o final da placa 1 e 2 não podem circular às segundas-feiras. Veículos com final 3 e 4 não podem rodar as terças-feiras.

Placas com finais 5 e 6 não circulam às quintas. E as com finais 9 e 0 não podem circular às sextas-feiras.

Saiba mais sobre as placas do carro.

As restrições valem tanto para carros quanto para caminhões e não valem aos finais de semanas e feriados.

Para quem o rodízio não vale

O horário do rodízio não vale para ambulâncias, veículos que transportam valores, carros do correio, de imprensa, de funerária. Também não vale para caminhões de coleta de lixo e que transportam produtos perecíveis e perigosos.

Outros veículos isentos são os guinchos, os carros que estão à serviço como da justiça, do conselho tutelar e do Metrô, motociclistas, táxis, transporte escolar e coletivo.

Além disso os carros de médicos que retiraram a requisição para circular e veículos que estejam transportando materiais que impactam a saúde pública podem circular sem restrições.

Como exemplo estão o transporte de órgãos, de bolsas de sangue e de materiais para análises clínicas.

 


 

 

Pensando em seguro? Faça uma cotação online agora mesmo e veja preços e coberturas das melhores seguradoras do Brasil

Seguro de Carro Online

 

 


 

Fiscalização do rodízio

Todo o sistema de rodízio do município é regulado pela Lei 14.751-08 e pelo decreto 49.800 de 23/07/08. Ele regulamenta a circulação de veículos na cidade de São Paulo.

A fiscalização é feita por câmeras de segurança e por agentes de trânsito. Para quem descumprir a normativa será necessário arcar com multas. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 13,52% das multas geradas em São Paulo são para condutores que descumpriram as normativas do rodízio de veículos.

Por muito tempo o rodízio de veículos e o horário do rodízio foram discutidos e questionados. Há quem defenda que ele interfere em direitos constitucionais como o de ir e vir.

Contudo, tal discussão já foi superada nos tribunais. Eles têm entendido que este direito não é absoluto, e sim que precisa se moldar aos interesses da sociedade, que são maiores que os individuais.

Assim sendo, é necessário respeitar o rodízio e o horário do rodízio para não ter prejuízo com multas e com perdas de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Vale, ainda, um alerta: veículos de outros municípios também precisam seguir as mesmas regras de circulação que os emplacados na capital paulista.

Conheça os carros mais multados e saiba como conseguir desconto em multas de trânsito.

Seu carro já tem seguro? Conheça os benefícios do seguro com assistência 24 horas.