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A importância da Capota Marítima

Capota Marítima

A importância da Capota Marítima

Foi-se o tempo em que ter uma pick up era só pra transportar cargas pesadas. Ter um carro desses é sonho de muita gente, pois além da funcionalidade, as pick up’s mais modernas tem uma estética incrível e marcante, e isso também se deve a uma peça fundamental: a capota marítima.

Além da estética

Uma pick up com a caçamba coberta por uma capota marítima fica bem mais sofisticada, mas a sua função vai muito além da estética. Ela ajuda na proteção do seu carro contra os malefícios da exposição diária à sujeira, chuva e sol, que são exemplos de alguns dos fatores que causam a oxidação da pintura e danificação da estrutura do veículo.

Essa capota, também chamada de lona marítima, é fabricada com materiais que asseguram a durabilidade e proteção. As mais resistentes são feitas de PVC com forro de poliéster trançado.

Tipos de capotas marítimas

Modelo Baguete

Esse modelo de lona é a que geralmente alguns veículos saem de fábrica, e também o mais comercializado pelos lojistas. Essa capota é de encaixe, não possui trava e é composta por trilhos de alumínio, um tipo de varão que facilita sua abertura e fechamento, porém a cobertura é menos segura quanto a roubos de bagagem etc.

Modelo Trek

Esse modelo é mais seguro, pois além do encaixe, possui trava. Melhor dizendo, para abrir a capota marítima, é necessário primeiro destrancar a porta da caçamba e assim destravar a lona trek para concluir total abertura.

Não acaba por aí, o mercado é muito criativo e existem inúmeros modelos, denominados por siglas, anota aí:

BA – Baguete sem Trek com costura nas laterais

BT – Baguete com Trek com costura nas laterais

BN – Baguete com Trek sem costuras nas laterais

BE – Baguete com Trek sem costura nas laterais e com trava “Elite”, que apresenta um design mais arredondado, em alumínio.

Já viu um Santantônio de perto?

Esquece o santinho casamenteiro! Santantônio é o nome que se dá ao conjunto de barras que são instaladas em carros conversíveis ou pick up’s, é aquele ‘ferro’ que você segura com as mãos quando quer passear e sentir um ventinho no rosto.

Pra esse e outros acessórios, há lonas especiais, e no caso do Santantônio, a lona marítima vem com furos para adaptação nas barras, com fechamento entre elas em lacre.

Tudo vai depender do seu modelo de veículo e acessórios instalados.

Abaixo, alguns dos modelos mais comuns no mercado:

– Capota marítima para cabine simples (CS)
– Capota marítima para cabine dupla (CD)
– Capota marítima para cabine dupla alongada (CD alongada)
– Capota marítima para cabine estendida (CE)
– Capota marítima com furo para Santantônio
– Capota marítima estendida para Santantônio duplo
– Capota marítima estendida com estepe (para caçambas com formado do estepe)
= Capota marítima com gancho
– Capota marítima com grade (caçamba com grade vigia do vidro traseiro)

Instalação da capota marítima

A maior dúvida quanto a instalação da capota é se existe a necessidade de furar a caçamba. A resposta é não, porém é aconselhável que seja instalada por um profissional.

Uma boa instalação garante um excelente acabamento, isso é fundamental para que se diminuam os riscos de entrar água, sujeira e demais detritos na caçamba.