Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Descubra a cor dos carros mais roubados

Cor dos carros pode influenciar no roubo

Descubra a cor dos carros mais roubados

Acredite se quiser: a cor do seu carro pode ser um fator decisivo para os ladrões. Pelo menos é isso o que diz Ben Vollaard, da Universidade de Tilburg na Holanda. Em sua pesquisa, Vollaard considerou roubo e furto de carros nos últimos 20 anos, e constatou que há forte relação entre a cor do veículo e a chance dele ser roubado. Então, cuidado para escolher a cor do seu carro novo! E lógico, fique protegido com um seguro de carro.

Tudo indica que isso ocorre muito mais no crime organizado de roubo de carros, que já possuem compradores próprios e pedidos baseados no valor de venda dos carros do mercado legal. O infográfico a seguir mostra a preferência de cores no mundo e na América do Sul.

Infográfico com a cor dos carros mais populares no mundo e na América do Sul

Outro fator é que carros com cores chamativas – ou com menor procura no mercado – podem ser facilmente reconhecidos pela polícia, dificultando a fuga do ladrão. Na amostragem do estudo, por exemplo, entre os 109 carros rosa utilizados, nenhum foi roubado.

 Carros mais roubados (de acordo com sua cor)

Infográfico com a cor dos carros mais roubados

No entanto essa não foi sempre uma constante. Na verdade, o quadro de roubo de carros mais chamativos CAIU ao longo dos anos, o que demonstra que anteriormente esse fator não era muito considerado para os criminosos. Os pesquisadores acreditam que, devido à profissionalização do serviço, incentivada pela maior dificuldade de furtar um carro com transcoder e outros itens de segurança e rastreamento, o valor de mercado do carro e a facilidade de venda passa a ser uma variável importante para o ladrão. Os amadores passariam também a fugir da prática, por saberem dos riscos aumentados que correm.

+ Veja mais: Taxa de roubos de carros em Goiás

Mas convenhamos: no Brasil esse quadro acaba sendo um pouco diferente. Boa parte dos carros roubados no país são utilizados para prática de outros crimes como assaltos, sequestros e até a venda para o mercado ilegal de peças (que estão com os dias contados). Isso acaba fazendo com que a cor do veículo não seja tão relevante assim. O melhor então é sempre estar prevenido com um seguro de carro!


E você, acha que a cor dos carros pode influenciar muito na escolha dos bandidos? Quer saber mais sobre pintura automotiva? Veja nosso post sobre como mudar a cor do carro.

+ Quais são as cores de carros mais valorizadas