Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Interessado em blindar seu carro?

blindagem de carro e seus níveis

Interessado em blindar seu carro?

O Brasil é o maior mercado de carros de passeio blindados do mundo. Um indicador um tanto controverso. Com a violência crescente nos grandes centros urbanos, cada vez mais pessoas recorrem a essa alternativa para se proteger. A frota de blindados no país gira em torno de 130 mil veículos, com 70% deles no estado de São Paulo.

Os modelos mais blindados ainda são os de luxo – Q3, Evoque, Corolla – mas há um crescimento sensível entre modelos mais populares como Voyage, VW Fox e Novo Fiesta. Se você está interessado em blindar o seu carro, é importante considerar alguns aspectos.

Segundo os especialistas, uma blindagem III-A, a que oferece maior proteção e a mais comercializada aqui, não deveria custar menos de 40 mil reais. Um investimento bastante alto, quando comparado ao preço dos carros em si. Nesse ponto, cabe a pergunta: carro blindado vale a pena?

Blindados: quais são os níveis?

Ter um carro blindado pode ajudar muito na sua segurança pessoal. Afinal, você pode circular por ai mais tranquilo, sabendo que um tiro não irá te atingir dentro do seu carro. Mas sabia que existem diferentes níveis de blindagem?

Nível de Blindagem I

Essa é a blindagem mais barata – e também a mais básica. Ela protege contra disparos de pistolas calibre 22 e calibre 38. Segundo especialistas, esse tipo de armamento não é o mais utilizado por bandidos, tornando o nível I de blindagem baixo demais
Tipo de munição: .22 e .38
Calibre: 15 – 16,5 cm

Nível de Blindagem II

Esse nível de blindagem é um pouco mais caro que a II e um pouco mais eficaz. Ela protege contra disparos de pistolas calibre 9mm e calibre 357.
Tipo de munição: 9mm e .357
Calibre: 10 – 12 cm

Nível de Blindagem III-A

Último nível permitido sem necessidade de autorização do exército, o nível III-A é também o mais recomendável por especialistas. Além de oferecer a proteção dos níveis anteriores, protege também contra tiros de submetralhadoras 9mm e revólver .44 (mais utilizados por bandidos no Brasil).

Tipo de munição: 9mm e .44

Calibre: 24 – 26 cm / 14 – 16 cm

Nível de Blindagem III

Esse é o primeiro nível de blindagem que necessita de autorização do exército. Ela aguenta todos os calibres anteriores mais tiros de rifles .308.

Tipo de munição: .308 Winchester

Calibre: 56 cm

Nível de Blindagem IV

Último nível permitido para veículos civis, porém somente com autorização do exército. Suporta todos os calibres anteriores mais munições perfurantes e granadas.

Tipo de munição: .30-06 AP

Calibre: 56 cm

Nível de Blindagem V

Existe também um nível adicional de blindagem, disponível somente para uso das Forças Armadas, chefes de estado e presidentes. Oferece proteção contra todos os calibres anteriores + projéteis perfurantes 12,7 x 99 mm NATO e até mísseis.

É importante lembrar que a blindagem não é uma opção amplamente recomendada. Certos carros não são exatamente adequados para essa proteção, seja pelo modelo – caso dos conversíveis – ou pela potência, já que o peso da blindagem pode afetar bastante o desempenho do veículo.

O seguro do seu carro também é um ponto fundamental nessa decisão. Os reparos normalmente são mais complexos e caros, por isso nem todas as seguradoras seguram carros blindados. Para te dar uma ideia da diferença, o seguro de um Fiesta Sedan 2013|2013 custaria 2068 reais, e se ele fosse blindado, custaria 4400. Sensível a diferença, né? Mas lembre o seguro te protege de outros riscos. Converse com a gente e contrate o seu.