Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Isolamento térmico e acústico do seu carro: como escolher a opção correta

isolamento_t__rmico_e_ac__stico

Isolamento térmico e acústico do seu carro: como escolher a opção correta

Quem viaja muito de carro sabe o quanto é incômodo e prejudicial a variação térmica do automóvel quando ele fica muito tempo exposto ao sol. Deterioração dos estofados, da pintura, desconforto, etc. E depois do problema de temperatura, os barulhos da pista e motor acabam sendo o segundo fator que mais levanta queixa entre motoristas heavy users.

Graças ao avanço da tecnologia automotiva, hoje é possível amenizar estes problemas com o isolamento térmico e acústico, que proporciona um conforto extra e mais qualidade nas viagens aos motoristas. (falando em problemas do carro, veja como proteger o veículo da maresia.

Acabe com o barulho e o calor no carro

Na instalação do isolamento termo acústico, é feita uma espécie de “parede” por dentro da lataria do carro, com a função de barrar as vibrações sonoras e ondas de calor, deixando o carro em um quase perfeito silêncio quando fechado. O material é uma manta (asfáltica ou não) geralmente composta de borracha, piche e mastique. No mercado brasileiro, encontramos duas marcas: Toro/Toroflex e Triunfal/Triunflex. Eles podem ser simples ou aluminizados e são comercializados em placas de 20x30cm ou 40x60cm que devem ser instaladas por mão de obra especializada.

No entanto, é necessário se falar também dos contras. O isolamento acústico aumenta o peso do veículo, graças às placas que podem passar dos 30 quilos cada uma.

Uma solução para essa questão é analisar minuciosamente a origem dos barulhos do carro e promover o isolamento apenas naquela área específica. Por exemplo, a rolagem dos pneus – área que faz muito ruído – pode ser isolada com a instalação do equipamento nas caixas de roda.

Além disso, o custo x benefício é algo que deve ser estudado com cautela, já que isolamento automotivo pode ser um investimento exagerado para usuários comuns.

Gastando pouco

Para quem não quer investir tanto assim mas gostaria de ter um resultado regular, uma boa opção é apostar no isolamento com feltro. Além de simples é bastante eficiente em casos de carros e usuários comuns. É possível encontrar o revestimento de feltro adicionado de outros materiais como alumínio, betume e produzido com várias espessuras.  

Para o capô, onde a prioridade é o isolamento térmico, já existem no mercado as placas de feltro autocolante, que barateiam o custo e facilitam a aplicação. No entanto, este produto conta também com uma camada de outros materiais como espumas e fibras diversas que proporcionam um melhor acabamento. Alguns automóveis já saem de fábrica com um revestimento inteiriço e estes, de maneira técnica, apresentam um desempenho mais satisfatório. Portanto, quando for trocar de carro, vale a pena uma conversa mais aprofundada sobre este tópico com o vendedor / representante. Assim você tira todas as suas dúvidas e aproveita ao máximo o conforto das suas próximas viagens. Não esqueça também de verificar com a sua corretora se a seguradora irá aceitar o veículo e quanto ficará o preço do seguro. Pode ser necessário fazer um endosso