Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Já inventaram um carro movido a cerveja

Carro movido a cerveja

Já inventaram um carro movido a cerveja

A gente podia ter esperado o Dia da Cerveja pra essa matéria… mas isso não podia esperar né?

Você já imaginou um carro movido a cerveja? Na Nova Zelândia já imaginaram e até colocaram em prática. Uma parceria entre a cervejaria DB Export e a distribuidora de combustíveis Gull desenvolveu a ideia e produziu uma gasolina feita com cerveja.

Para produzir o combustível, a cervejaria teve a ideia de extrair o álcool dos sedimentos sólidos que sobram depois do processo de fermentação, necessário para produzir cerveja, e utilizá-lo para fabricar o biocombustível. Ele é parecido com o popular “álcool” que é vendido no Brasil, no qual o etanol é adicionado à gasolina.

A composição do composto é 90% de gasolina e 10% de etanol extraído da cerveja. O diretor de marketing da cervejaria, Sean O’Donnell, contou que a ideia surgiu justamente após tomar alguns copos de cerveja: “Identificamos a oportunidade de aproveitas as sobras do processo de fabricação em algo que pode ajudar o ambiente. Então começamos a fazer nossa parte a partir do que o neozeolandês mais gosta: tomar cerveja. ”

O composto, chamado de gasolina fermentada, emite 8% menos carbono do que a gasolina comum, por isso, segundo a Gull é uma maneira de ajudar a preservar o meio ambiente. A performance do combustível é similar ao da gasolina Podium, que é comercializada no Brasil pelos postos BR.    

Na Nova Zelândia, a gasolina feita com cerveja é vendida por NZ$ 2,03 pelo litro, o que dá aproximadamente R$ 4,03. Em seu primeiro lote, o combustível rendeu 300.000 litros, quantidade que será testada durante seis semanas para verificar a viabilidade da produção definitiva.

A gasolina pode funcionar a base de cerveja, mas o condutor não! Dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas é crime e pode resultar na apreensão da carta de motorista.
Além disso, não esqueça de verificar as condições de uso do seu carro e de ver se o seguro auto está em dia. Caso você ainda não possua um, faça uma simulação de seguro de automóvel na Bidu: é rápido, totalmente online e você pode comparar o preço em até 8 seguradoras diferentes.