Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Cansado dos buracos na rua? A Land Rover tem a solução

Sistema anti buraco da Land Rover

Cansado dos buracos na rua? A Land Rover tem a solução

Passar com o carro em buracos na rua: quem nunca falou um palavrão numa hora dessas, não sabe o que é dirigir! Além de ser horrível o solavanco que você recebe, passar desapercebido por uma cratera dessas pode danificar equipamentos e desbalancear seu carro. Ou seja, não tem nada de positivo a se tirar dessa experiência.
Mesmo as operações tapa buracos que funcionam em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, não conseguem eliminar todas as imperfeições que ficar no asfalto. E isso pode prejudicar bastante o seu veículo.

Ilustração com o funcionamento da nova tecnologia anti buraco da Land Rover

Foi pensando nesse problema que a Land Rover começou a desenvolver uma série de sensores para detectar quando um carro passa sobre buracos no seu caminho. Após monitorar o percurso e encontrar um buraco, o sistema avisa as autoridades locais (para que possam tampar o buraco na via), assim como outros motoristas que estejam vindo pelo mesmo caminho. Um ajuste na suspensão também é acionado em questão de milissegundos, para que o impacto seja aliviado.

A montadora – que já inventou até um capô de carro “transparente” – conta com a novidade de uma câmera acoplada na parte superior do carro, permitindo que o sistema escaneie o caminho que vem a seguir, unindo assim as informações de vídeo, suspensão e do GPS do veículo.

No futuro, os planos para essa tecnologia envolvem um passo a mais para um carro totalmente autônomo da empresa, já que com a detecção automática de buracos, o sistema pode desviar o carro sozinho, sem que ele saia da linha de direção e atinja outros motoristas no caminho.

Veja um vídeo sobre como funcionará a tecnologia, que ainda está em fase de testes.