Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Lavagem a seco: o que é e como fazer?

O que é lavagem automotiva a seco e como fazer

Lavagem a seco: o que é e como fazer?

A preocupação com sustentabilidade chegou também aos cuidados automotivos. Por um lado, estamos acostumados a lavar o carro em casa com a mangueira ligada o tempo todo, ou ainda levar o carro no lava-rápido convencional. Por outro, iniciativas sustentáveis estão ganhando mais espaço no mercado.

A lavagem a seco – ou lavagem ecológica – já é uma realidade e um baita avanço no quesito economia de água. A técnica consiste em um processo de limpeza veicular que gasta até 90% menos água do que as lavagens tradicionais. Ao contrário do que muitos pensam, a lavagem a seco não dispensa o uso de líquidos, mas os utiliza em quantidades extremamente reduzidas.

Se, por exemplo, uma lavagem normal utiliza 500 litros de água, a lavagem a seco vai utilizar apenas 1 litro, em média. Alguns especialistas e estudiosos já citam a possibilidade de fazer uma lavagem com aproximadamente 200ml de água, ou seja, um copo americano. No entanto, esta técnica ainda está sendo aprimorada para não causar riscos ou arranhões na lataria do carro.

Quando posso utilizar a lavagem a seco?

Se o seu carro está sujo de barro, com aquela camada de lama da sua última aventura ou ainda com areia da última viagem à praia, esqueça. A lavagem a seco é indicada para limpeza de carros não tão sujos assim. Para casos mais extremos como esses que citamos acima, sugerimos a lavagem convencional.

A lavagem a seco pode ser aplicada no dia-a-dia do seu automóvel, para retirar a sujeira da cidade, poeira, etc. Caso contrário, seu carro poderá sofrer danos e aí o prejuízo será maior com o funileiro.

Se você quiser tentar fazer a lavagem automotiva a seco em casa, fique atento à procedência dos produtos. Você precisará adquirir a solução específica para este tipo de lavagem, que deverá ser diluída em uma quantidade de água que varia de 500 ml a 2 litros. Especialistas no assunto dizem que o ideal é fazer a diluição em 1 litro de água para não causar danos e arranhões.

No início do procedimento, faça movimentos circulares e delicados com uma flanela macia ou pano próprio para limpeza automotiva. Não há necessidade de movimentos bruscos. Lembre-se: a lavagem a seco não é indicada para veículos com crostas de sujeira de difícil remoção.

Após a lavagem com a solução a seco, você pode optar por fazer um polimento caseiro para aumentar o brilho. Escolha uma cera de boa qualidade e, com outro pano ou flanela, espalhe o produto na lataria em movimentos circulares e suaves até obter o brilho desejado.

O que é necessário para fazer uma lavagem a seco?

Para início de conversa, você vai precisar de:

  • Produto lubrificante para lavagem a seco (você encontra em lojas de departamento ou especializadas em equipamentos automotivos);
  • Panos limpos e secos de microfibra. Eles não podem estar com nenhum vestígio de sujeira, caso contrário, seu carro poderá ganhar riscos;
  • Borrifador para espalhar o produto;
  • Pincel para limpeza a seco de pequenas peças e detalhes.

Como fazer:

  • Dilua a solução de limpeza a seco em aproximadamente 1 litro de água
  • Mergulhe o pano limpo na solução e torça para retirar o excesso
  • Faça movimentos circulares em toda a lataria
  • Utilize o borrifador para aplicar o restante do líquido conforme for avançando com a limpeza

Dica: em locais difíceis de remover a sujeira, deixe o produto agindo por alguns minutos e depois passe o pano para retirar.

Aí é só curtir o seu amigão limpinho e ter uma boa surpresa na próxima conta de água! Passe a dica adiante e ajude a cuidar do meio ambiente.