Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Lavar motor de carros: veja como fazer

Limpar motor de carro

Lavar motor de carros: veja como fazer

Carro limpo por fora e por dentro. Muitas vezes, os motoristas mais cuidadosos lavam o carro semanalmente e deixam tudo brilhando – inclusive se só é possível lavar o carro em casa. Mas sob o capô, a sujeira permanece intacta por muito tempo, componentes enferrujados, os terminais de bateria já todos oxidados. E você sabia? O motor do carro também precisa de lavagem, mas apenas uma vez ao ano. A limpeza adequada pode evitar problemas no funcionamento mecânico e ainda preserva o veículo para boas negociações de vendas.

+ Veja como limpar o carro corretamente

Embora muitos postos de abastecimento ofereçam esse serviço, ele pode pesar um pouco no bolso, por não ser tão barato. Além disso, nem sempre aqueles que ficam responsáveis pela lavagem do motor conhecem todos os cuidados necessários. Se você pretende fazer a tarefa por si mesmo, precisa se atentar a alguns detalhes.

Instruções para lavar motor:

1. Primeiro, verifique se o motor está completamente frio, para não provocar um choque térmico.  Feito isso, separe esponja, pano úmido e sabão. Não, nada de querosene, para não causar correção em algumas peças.

2. Utilize uma luva para se proteger, principalmente das áreas pontiagudas.

3. Isole as peças sensíveis. Os componentes elétricos não podem molhar. Isso quer dizer que você colocará um plástico em cima e em volta de bobinas, velas, terminais de bateria, etc.

4. Para a lavagem, você não utilizará água sob muita pressão, a fim de não prejudicar os componentes elétricos. Se for usar uma mangueira ou lavadora, apenas deixe-a com menos pressão.  Não use baldes com água, pois, as sujeiras ficam acumuladas no balde e na água, e depois voltam para o motor do carro.

5. Os movimentos com a esponja ou com o pano precisam ser cuidadosos. Isso para que nenhum componente se solte.

6. Depois da secagem, você pode utilizar produtos específicos para dar brilho ao motor.

7. Retire os plásticos de proteção e, com um pano totalmente seco, limpe os componentes elétricos.

8. Não use receitas domésticas, como tantas que se encontram na internet. É prejudicial ao motor. Água e sabão neutro são suficientes.

E você alguma vez já tentou lavar o motor sozinho? Conta pra gente sua experiência.

Veja também:

+ Como lavar o carro depois da chuva

+ Como consertar para-brisa trincado?