COTAR SEGURO ONLINE

Cuidados para levar bagagem no carro com segurança

Cuidados para levar bagagem no carro com segurança

Você arruma as malas, coloca tudo no porta-malas, liga o carro e vamos para a estrada. Simples assim? Infelizmente, não. Para se levar bagagem no carro com segurança é preciso estar atento às normas do Código de Trânsito.

Estar ciente do que pode e não pode para quando pisar no acelerador, curtir a viagem de forma tranquila. Este é o tema de hoje, fique com a gente!

Para não haver dúvidas, os dois lugares onde se pode transportar carga no carro são o porta-malas e o bagageiro que fica em cima do veículo.

Como levar bagagem no carro com segurança

Levar bagagem no banco traseiro é, sim, passível de multa, caso a carga ultrapasse a altura do banco traseiro. Motivo: interfere na visão do motorista. Além do mais, o recomendado são os passageiros ocuparem o banco traseiro, mesmo que a bagagem não seja muito grande.

Dentro do carro, para explicar, não se deve transportar malas e objetos soltos, nem se forem pequenos.

Evita-se, assim, criar um risco desnecessário em um acidente, já que os itens poderiam ser arremessados. Se isso acontece há um perigo incalculável aos passageiros. Ainda que todos estejam usando o cinto de segurança, o risco continua.

+ 7 coisas para fazer antes de pegar estrada

Peso da bagagem

Outro detalhe a ser levado em conta ao analisar como levar bagagem no carro com segurança é a capacidade da carga. Caso ela exceder o limite, aumenta a possibilidade de problemas no carro.

Por exemplo, sobrecarga na suspensão ou no desempenho dos freios, assim como a redução da altura do carro em relação ao solo, aumentando o risco de danos à parte inferior.

Como orientação, é necessário somar o peso dos passageiros com o peso das bagagens para descobrir se a carga ultrapassa o limite.

O excesso de bagagens, seja no porta-malas ou no bagageiro, rende multa, retenção do veículo e cinco pontos na CNH.

Com relação ao bagageiro de teto, é preciso seguir o limite de 50cm de altura, norma imposta pelo Código de Trânsito. A exceção fica por conta das bicicletas.

Muito peso no teto prejudica a estabilidade do carro, sobretudo nas curvas e frenagens. Ou seja: sem exageros e prudência quando estiver no volante.

Não custa lembrar, mas levar bagagem na parte superior do veículo requer uma atenção redobrada na fixação do bagageiro. Caso ocorra algum imprevisto e a bagagem se soltar e cair na estrada, é infração gravíssima e sete pontos na CNH.

+ Como escolher o melhor carro para viajar

Por isso, não bobeie, levar bagagem no carro com segurança é fundamental para uma viagem perfeita. Além disso é importante ver como está a situação do seguro do seu carro antes de pegar estrada. Faça uma cotação de seguro auto.