Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quando o caminho já é a viagem: lindas estradas no Brasil

linda estrada

Quando o caminho já é a viagem: lindas estradas no Brasil

Viajar de avião se tornou mais popular do que viajar de carro no Brasil. Preços acessíveis, promoções de passagens aéreas, tempo curto. Tudo isso pesa na decisão.

Quando a viagem é para fora do país o carro ainda entra bem na jogada. Muitos alugam carro e se aventuram nas estradas de outros países.

Mas não é só fora daqui que as estradas podem valer a pena. No Brasil a distância atrapalha um pouco. Mas algumas estradas fazem do percurso o próprio destino. Lindas estradas que valem a pena conhecer.

A Bidu selecionou algumas lindas estradas no Brasil para te mostrar. Se você é do estilo “pé na estrada”, com certeza vai curtir. Se não é, quem sabe é hora de experimentar algo novo na sua próxima viagem?

Tem para todo gosto. Estradas com ótima estrutura e aquelas para os aventureiros. De norte ao sul do Brasil. Chave nas mãos. Vamos lá!

Rio-Santos

rio santos

Para começar vamos para uma já bem percorrida por muitos. A Rio-Santos liga o litoral de São Paulo ao Rio de Janeiro. Quem frequenta essa região já conhece bem. Mas muitas vezes passamos por ela na loucura do trânsito de feriado. Loucos para chegarmos e colocarmos o pé na areia.

Mas se você percorrer a Rio-Santos com calma, vai se surpreender. Belíssimas praias no caminho. Você pode ir fazendo pequenas paradas e conhecendo todo o litoral norte de São Paulo, até chegar no Rio. São praias lindas. A maioria com estrutura. Um passeio para toda a família.

Se achar que o percurso inteiro de 457 quilômetros é muito para você, não tem problema. A dica é escolher um trecho e selecionar algumas paradas. Uma parada em Juquehy, Toque Toque, uma das praias de Ubatuba e Paraty pode ser uma boa escolha.

Estrada Graciosa

graciosa

Já no Sul, no estado do Paraná, fica a Estrada Graciosa. Aqui o esquema é outro. Uma estrada pequena, de 33 quilômetros, em um passeio de um único dia. Inesquecível.

A Graciosa sai de Curitiba e vai até Morretes, no litoral do estado.

A estrada é do século 19 e mantem seus paralelepípedos e pedras. Você voltará um pouco no tempo. Uma sensação deliciosa para ser aproveitada em uma viagem bem tranquila e lenta. Vários mirantes no caminho para fotos da paisagem conservada da Mata Atlântica. Caminhões e ônibus não circulam na Estrada da Graciosa para sua conservação.

Chegando em Morretes a pedida é um barreado, prato típico da região.

Maceió – Maragoggi

maragogi

Outro percurso pequeno, cerca de 100 quilômetros. Mas são 100 quilômetros com paisagens de praias belíssimas. Saindo de Maceió, com destino a Maragoggi –  conhecida por piscinas naturais de tirar o fôlego.

A estrada é boa, então qualquer carro pode ser usado no trajeto. O caminho passa bem ao lado do mar. Vai dar vontade de parar em várias praias. Se quiser uma dica, a recomendação é dar uma parada em Sonho Verde. Uma praia com mais estrutura para almoçar e fazer umas compras de artesanato. Depois as paradas podem ser em Peroba e Maragoggi. Mas a escolha é sua. Não irá se arrepender de nenhuma parada que escolher.

Transpantaneira

transpantaneira

No Mato Grosso, quem gosta de uma aventura pode se identificar com a Transpantaneira. Ela corta o Pantanal e é recheada de animais no percurso. A estrada nunca foi finalizada. Mas mesmo assim atrai turistas em busca de aventura.

São 145 quilômetros que ligam Poconé a Porto Jofre. O caminho é algo como um safari no Pantanal. Destaque para as 125 pontes de madeira no trajeto. Elas passam em cima de áreas alagadas.

Para o trajeto o melhor é pegar um carro em Cuiabá e dirigir até Poconé, onde começa estrada. Só 100 quilômetros ligam a capital ao início da Transpantaneira. Mas vale reforçar que o passeio só vai agradar os aventureiros de plantão.

Via Serrana – Rota Romântica

Conhecida também como Rota Romântica, a rodovia passa pela Serra Gaúcha e pelos estados do sul brasileiro.

Se o amor está no ar essa pode ser sua estrada. Uma estrada com estrutura completa e bem pavimentada. O trajeto é parte da BR116 e liga Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saindo de Porto Alegre você passará por cidades como Pelotas e Caixas do Sul. A paisagem é de campos e vales. Cidades bem pequenas e típicas de imigração alemã no caminho. Uma boa pedida pode ser parar para pernoitar em cidades pequenas e aproveitar a culinária e os vinhos. Sem pegar estrada depois. Só no dia seguinte.

Selecionamos as cinco estradas acima. Mas se você procurar vai ver que o Brasil está recheado de belas estradas. Sempre antes de pegar a estrada veja bem se o seu carro está pronto para isso. Uma revisão e um seguro são fundamentais para não colocar sua família em risco. Afinal, imprevistos em estradas são mais do que comuns. E confira nossas dicas do que fazer antes de viajar de carro.

Em um próximo post mostraremos algumas estradas maravilhosas em outros países. E não esqueça de um seguro viagem cotação! E claro, uma cotação de seguro auto: assim você viaja com mais tranquilidade.

+ Descubra lugar incríveis na América para observar animais