Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Luz da injeção eletrônica acesa: para que serve?

luz da injeção eletrônica acesa

Luz da injeção eletrônica acesa: para que serve?

Para que o carro funcione bem, o sistema de injeção eletrônica cumpre papel fundamental, e um sinal de que as coisas não estão muitos certa é a luz da injeção eletrônica acesa. Sinal de problemas.

Nesse post, acompanhe também como solucionar o defeito de luzes de alerta do painel.

O que é injeção eletrônica

Antes de mais nada, vale entender para que serve a injeção eletrônica para, então, compreender por que a luz acesa pode ser um problema sério.

A injeção eletrônica é representada por uma luz amarela no painel do carro em formato de motor, raio ou triangulo. Porém, a luz pode variar para vermelho, dependendo do modelo do carro.

Fica no painel do carro e é responsável pelo gerenciamento eletrônico do motor e também pela alimentação de combustível. Para que serve?

Basicamente, para manter o controle do tempo de ignição, a marcha lenta, a redução de consumo, comando das válvulas e menos emissão de gases poluentes.

Ademais, injeta a combinação certa de ar e combustível nas faixas de rotação.

Luz do painel da injeção eletrônica

Esteja o carro ligado ou não, quando você movimenta a chave na ignição, a luz de injeção acende. Esse sinal aponta para uma leitura de todo o sistema.

Depois de dar a partida no carro, a luz apaga. Se permanecer acesa ou piscando, aí sim é sinal de problemas.

Os tipos de problemas

Quando a luz da injeção eletrônica se mantém acesa, isso pode ser sinal de diversos tipos de defeitos.

Mas, a luz de vez em quando se acende, logo se apaga e acende, ou simplesmente fica piscando, provavelmente o problema é mais simples de resolver.

Pode ser, um sinal de que o combustível não é de boa qualidade ou problema no catalisador.

De qualquer forma, vale dizer que, ainda que seja detectado o problema, é preciso resolvê-lo, ok? Até mesmo para que os defeitos não se acumulem e gerem outros problemas.

É importante avaliar o que está acontecendo e fazer as reparações rapidamente.

Saiba o que fazer

Se por um lado, em alguns casos, é possível prever o problema e ajustar – como no caso da troca de combustível por outro de melhor qualidade – por outro lado, há defeitos diversos mais “invisíveis” para quem não é um profissional mecânico.

Sendo assim, o recomendado é levar seu automóvel a um técnico especialista se você notar a luz de injeção acesa.

O profissional irá realizar uma análise mais profunda por meio de equipamentos próprios na oficina. Identificado o defeito, dá início ás correções.

Uma manutenção e revisão do veículo também pode ser importante para evitar surpresas, sobretudo se estiver com viagem marcada.

Agora que você sabe para que serve a injeção eletrônica e o que significa a luz de alerta no painel, fique de olho nesses sinais.

Compartilhe o conteúdo e deixe seus amigos todos também informados!