Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Como fazer manutenção em carros blindados?

Foto de carro blindado para ilustrar texto sobre manutenção de carro blindado.

Como fazer manutenção em carros blindados?

Os carros blindados começaram a se popularizar no Brasil no final da década de 1990. A blindagem proporciona segurança aos ocupantes do veículo, mas necessita de cuidados especiais. Veja aqui como fazer a manutenção de carro blindado.

Foto de carro blindado para ilustrar texto sobre manutenção de carro blindado.

A manutenção de um carro blindado exige mais atenção do que a de um carro sem blindagem.

Blindagem: proteção de peso

Hoje em dia, com o crescente aumento do roubo de carros, os automóveis blindados são cada vez mais procurados, apesar do custo mais elevado.

Há vários tipos e níveis de blindagem veicular. Mas, em geral, o procedimento de blindagem deixa o automóvel de 100 a 200 kg mais pesado.

Devido a isso, é natural que alguns itens do carro blindado sofram maior desgaste em comparação com o mesmo veículo sem blindagem. Especialmente os pneus, a suspensão e os freios.

Por causa disso, a manutenção de carro blindado deve ser feita com uma frequência maior do que nos veículos comuns.

Abaixo você confere alguns detalhes sobre itens específicos sobre a manutenção de carro blindado.

Pneus e Suspensão

Devido ao excesso de peso da blindagem, os pneus do carro se desgastam mais rapidamente. Por isso, eles devem ser substituídos a cada 25 mil quilômetros, aproximadamente.

Também devido ao peso, a suspensão do carro blindado costuma apresentar desgaste após um intervalo de tempo 30% menor em comparação com a dos carros convencionais.

Por este motivo, é importante trocar os amortecedores do carro blindado com maior frequência.

Vidros

A manutenção de carro blindado também envolve os vidros. Os vidros dos veículos blindados também são mais pesados do que os dos carros comuns.

Por conta disso, o motor responsável por levantar e abaixar os vidros das portas fica sobrecarregado, podendo apresentar defeitos. Se ele já não tiver sido trocado por um motor mais potente durante o procedimento de blindagem, considere fazê-lo.

Mesmo assim, é possível que os vidros abram e fechem com velocidade menor do que antes da blindagem. Também é possível que a extensão da abertura seja reduzida a cerca de três quartos da extensão original.

Além disso, com o tempo, os vidros blindados começam a apresentar delaminação. Ou seja, a camada protetora interna começa a se soltar. Isso acarreta bolhas, que tendem a crescer pouco a pouco.

Antigamente era comum haver oficinas que reparavam a delaminação. Porém, desde junho de 2017, entraram em vigor novas regras para a blindagem veicular no Brasil.

Essas regras, dispostas na Portaria nº 55 do Comando Logístico do Exército, proíbem a reparação de blindagem balística automotiva. Elas também preveem a troca das peças avariadas, o que inclui os vidros com delaminação.

Para limpar os vidros, deve-se usar um pano umedecido com água, sem produtos químicos. E, se notar trincas nos vidros, leve o automóvel para revisão imediatamente, pois isso pode comprometer a blindagem.

Freios

Com o peso extra dos veículos blindados, é natural que os freios também se desgastem mais rapidamente, em um tempo aproximadamente 30% menor.

Portanto, fique atento a essa manutenção de carro blindado para não colocar a sua segurança em risco.

Frequência da manutenção de carro blindado

Recomenda-se que a primeira manutenção de um automóvel blindado ocorra em até dois meses, para verificação da eficiência da blindagem.

Após isso, a manutenção de carro blindado deve ser feita regularmente a cada seis meses.

Outros pontos a observar sobre manutenção de carro blindado

Quando for fazer a manutenção de carro blindado, procure por oficinas que possuam certificado do Exército para esse fim. As seguradoras costumam apresentar uma lista de oficinas autorizadas recomendadas.

Os materiais usados na blindagem devem ser fornecidos por empresas brasileiras que possuam certificação para tal. Elas devem contar com homologação por parte do Exército Brasileiro.

Em vários casos, a empresa que efetua a blindagem também oferece garantia que inclui a manutenção de carro blindado. Fique atento a isso na hora de adquirir um.

Seu automóvel não é blindado, mas você está interessado no procedimento? Veja o passo a passo para a blindagem de veículos.

Considere também fazer um seguro para carro blindado.