Conheça a importância da manutenção preventiva de carros

Por que a manutenção preventiva carro é importante?

Conheça a importância da manutenção preventiva de carros

Pouca gente se dá conta, mas a falta de manutenção preventiva carro é uma das principais causas de acidentes com veículos. A manutenção preventiva de carros é uma forma eficaz e econômica de manter seu veículo em bom estado, evitando que problemas mais sérios acabem acontecendo.

Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva tem como objetivo corrigir falhas e problemas, antes mesmo deles acontecerem. Auxiliando, assim, a redução de custos e aumentando a eficiência da manutenção. Mas, é importante pesquisar para economizar. Uma manutenção preventiva de carros básica, feita em uma concessionária, pode ser até 25% mais cara do que a realizada em uma mecânica tradicional. Por isso, busque um local de confiança e com boas recomendações para a fazer a manutenção preventiva carro.

Quais itens são revisados na manutenção preventiva de carros?

Alinhamento e calibragem dos pneus

Os pneus são vitais para a “saúde” do veículo, pois, além de ser a peça que permite a locomoção do carro, também traz segurança e conforto ao motorista e passageiro. Sempre fique atento à calibragem do veículo e verifique a pressão dos pneus ao menos duas vezes por mês, ajustando sempre que for o necessário. Também realize o alinhamento e balanceamento, fundamentais para evitar desgastes e manter a estabilidade do carro.

É recomendada a realização desses dois itens a cada 10 mil quilômetros rodados. Com essas revisões em dia, é possível economizar até 10% do combustível. Outro ponto importante da manutenção preventiva de carros é o rodízio dos pneus. O rodízio é a troca dos componentes de eixo com o objetivo de equilibrar o desgaste entre os quatro pneus.

Leia mais sobre pneus remold.

Suspensão

Tanto buracos quanto imperfeições nas estradas acabam deslocando os pontos de fixação do ponto original no sistema de suspensão. Isso faz com que o veículo perca todo seu conforto e dirigibilidade. Quando os pneus estão muito desgastados ou depois deles sofrerem impactos fortes com buracos, pedras ou guias, deve-se fazer a revisão do sistema de suspensão, que inclui a inspeção de batentes, amortecedores, coxins, buchas, bieletas, braços axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.

Fluido de freios

Para que o freio funcione corretamente, é preciso haver um fluido na hora da transmissão de toda a força exercida no pedal de freio, aos pistões de cilindros da roda. O fluido de ferro é um dos itens mais importantes do carro, ligado diretamente à segurança do veículo.

A falta desse item pode ser identificável quando o pedal de freio abaixa mais que o normal e a frenagem não é mais tão eficiente como antes. Quando isso ocorre, é necessário revisar todos os discos de freio, pastilhas, discos, lonas, cilindros, tambores etc.

Troca de óleo

Outro item importantíssimo na manutenção preventiva de carros é a troca de óleo. Ele é responsável pela lubrificação das peças, garantindo que elas funcionem perfeitamente. É importante que o óleo lubrificante e o filtro de óleo sejam trocados de acordo com as especificações da montadora. Isso varia entre 10 mil quilômetros rodados ou seis meses de uso do carro. Fique atento e verifique constantemente o nível de óleo, evitando problemas no seu automóvel.

Vantagens de manter a manutenção preventiva carro:

  • Mais segurança
  • Menos custos
  • Proteção contra desvalorização do carro
  • Alívio no seguro
  • Garantia assegurada
  • Mais conforto e satisfação.

Veja também quando fazer a limpeza de bico injetor.

Para garantir ainda mais tranquilidade, contrate um seguro auto para seu veículo e circule tranquilo com ele. Cote agora um seguro de carro com a Bidu!

+ Danos causados por água no motor. O que fazer?

+ Dicas para comprar o primeiro carro