Quais são as marcas de carro que farão sucesso este ano?

Imagem de T-Cross para texto sobre marcas de carro

Quais são as marcas de carro que farão sucesso este ano?

O ano de 2020 promete ser um ano agitado para a indústria automobilística brasileira. Além de modelos renovados no último ano e que já estão fazendo sucesso, alguns lançamentos prometem agitar o mercado. Com isso, o crescimento nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves deve ser maior do que os 7,65% registrados em 2019, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Confira abaixo as marcas de carro que devem se destacar neste ano.

Cotação online de Seguro Auto

Marcas de carro para perpetuarem na liderança

Chevrolet Onix e Onix Plus

A segunda geração do Onix chegou arrebentando. Já era o mais vendido e, depois de renovado, está mais consolidado ainda e trouxe junto a nova versão sedã Onix Plus – que entrou no lugar do Prisma – para a vice-liderança. Motivos não faltam. O Onix já era um carro bonito e ficou mais ainda, por dentro e por fora. Já o Onix Plus parece uma miniatura do Cruze.

Os motores 1.0 e 1.4 do Onix antigo eram de um projeto do fim da década de 1970 que foi recebendo melhorias ao longo dos anos. Agora são totalmente novos e avançados tecnologicamente. Trata-se de um novo 1.0 de três cilindros, totalmente em alumínio, com opção aspirada e turbo. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com seis marchas.

A relação custo-benefício atraente faz com que seja uma das marcas de carro que farão sucesso este ano novamente. Não existe compacto com mais equipamentos que custe o mesmo ou menos do que Onix e Onix Plus. São:

  • Seis airbags;
  • Internet 4G à bordo com wi-fi;
  • Central multimídia MyLink;
  • Carregador de celular sem fio;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Assistência para partidas em aclives;
  • Sensor de farol;
  • Câmera de ré;
  • Entrada e partida sem chave;
  • Serviço de concierge OnStar, entre outros.

Chevrolet Tracker

A Chevrolet está investindo alto para ampliar a liderança entre as marcas de carro e vai entrar com força em um segmento em que era apenas uma coadjuvante: SUVs compactos. Até 2020, a marca trazia o Tracker do México e sofria com as cotas de importação limitadas. Além disso, o porta-malas do SUV era acanhado para um modelo familiar.

A nova geração mudou tudo isso. O Tracker agora é nacional, produzido em São Caetano do Sul (SP), o que vai ajudar a atender a alta demanda. Sua plataforma é a mesma dos novos Onix e Onix Plus. Moderna e segura, também proporciona maior espaço interno e porta-malas com capacidade aumentada de 306 para 390 litros.

O Tracker adota o mesmo 1.0 Turbo do Onix nas versões de entrada e intermediária e um 1.2 de três cilindros com turbo para a versão topo Premier. Assim como o Onix, o Tracker tem a relação custo-benefício como principal argumento de venda. O SUV tem  os mesmos equipamentos do irmão menor e ainda acrescenta outros, como faróis full LED e teto solar.

Nova Fiat Strada

Outro líder que muda para disparar no primeiro lugar entre as marcas de carro é a picape Fiat Strada. Ao completar 22 anos de mercado, finalmente a picape compacta ganha sua segunda geração. Se antes era derivada do Palio, agora é uma mistura total. A plataforma tem a parte dianteira com elementos do Argo e do Mobi e a porção traseira com componentes do furgão Fiorino. O visual faz na nova Strada praticamente uma Toro compacta.

Da Toro, inclusive, herda a cabine dupla com quatro portas. Na nova Strada cabine simples, a cabine já não é mais tão simples assim. Há um bom espaço atrás dos dois bancos que permite acomodar objetos. Uma janela vigia na lateral a transforma quase em uma cabine estendida, a exemplo da rival Chevrolet Montana. Mesmo com o crescimento da cabine, a Strada tem boa capacidade de carga.

Na parte mecânica, continua o apreciado feixe de molas na suspensão traseira, que permite que a picape carregue bastante peso. Sob o capô, a Strada mantém o antigo motor Fire 1.4 Evo e ganha o novo Firefly 1.3 nas versões mais caras. A geração antiga continua em linha como opção de entrada por mais um ou dois anos.

Renault Duster

Outra entre as marcas de carro que promete fazer algum barulho no segmento dos SUVs compactos é o novo Renault Duster. A segunda geração já está disponível e tem várias novidades. Sua plataforma é quase a mesma da geração anterior, porém teve algumas evoluções em rigidez e segurança que lhe permitiram mudar o nome de B0 para M0.

A identidade característica do Duster foi mantida, porém com traços e contornos suavizados. Na traseira, as lanternas quadradas parecem retiradas do rival Jeep Renegade. As dimensões são praticamente as mesmas do Duster antigo. Dentro, o painel totalmente novo é um dos destaques do SUV produzido em São José dos Pinhais (PR). O Duster tem preço atraente. A versão topo custa o mesmo que as de entrada de outras marcas de carro, como Nissan Kicks, Honda HR-V e Hyundai Creta.                       

Nissan Versa

O sedã derivado do March sempre de destacou mais pelo espaço interno do que por sua beleza ou boa oferta de equipamentos. Entretanto, a nova geração está entre as marcas de carro que estão chegando ao Brasil para mudar este conceito. O novo Versa chega em junho e terá visual arrojado e muito bonito, fortemente inspirado pelo SUV Kicks. O motor continuará o mesmo 1.6 16V, mas com potência aumentada para 120 cv. O câmbio também é o mesmo CVT do Versa atual.

Volkswagen Nivus

A Volkswagen está entre as marcas de carro que conseguiram entrar bem no nicho dos SUVs compactos. O T-Cross começou o ano de 2020 em alta velocidade e está tecnicamente empatado com outras marcas de carro, como Jeep Compass, Nissan Kicks e Hyundai Creta na briga pela segunda posição. Mas a marca vai ganhar reforço a partir de maio, quando o Nivus será lançado. Trata-se de seu segundo concorrente para o segmento – um SUV com carroceria meio cupê, meio hatchback e baseado no Polo – e que ficará um degrau abaixo do T-Cross. Terá apenas motor 1.0 Turbo, mesma configuração das versões de entrada do irmão.

Melhores seguros para as melhores marcas de carro

Agora que você já viu quais são as marcas de carro que vão fazer sucesso este ano, é bom conhecer todos os tipos de seguro auto. Com certeza um deles vai se encaixar direitinho ao que você precisa, O importante é não sair por aí sem a proteção de um seguro de carro. Faça uma cotação online e descubra o melhor para você.

Última atualização em 10/03/2020