COTAR SEGURO ONLINE

Qual a melhor Cera Automotiva? Descubra e veja as dicas!

Qual a melhor Cera Automotiva? Descubra e veja as dicas!

Deixar o carro bem cuidado é uma tarefa prazerosa para quem ama carros. A verdade é que existem diversas opções de embelezamento automotivo, que você pode fazer em casa ou em um profissional da sua confiança. Uma das principais dúvidas na hora de proteger o veículo e deixá-lo com a aparência de novo é qual a melhor cera automotiva usar. Por isso, separamos as principais dicas e informações que você precisa saber para deixar o seu carro sempre em dia.

Cotação online de Seguro Auto

O que é Cera Automotiva e para que serve?

A cera automotiva, faz parte do processo de higienização do carro. Ao contrário do que muitos pensam, ela tem como a principal característica protegê-lo contra arranhões, manchas, e até mesmo sujeiras. 

É bem verdade que após a sua aplicação, o veículo ganha uma aparência mais limpa e brilhante, como se fosse novo. Porém, proteção é a palavra-chave quando o assunto é cera automotiva.

Com tantas opções no mercado, difícil mesmo é escolher qual é a melhor cera automotiva para o seu veículo e como você deve aplicá-la corretamente.

Qual a melhor Cera Automotiva para o seu carro?

Existem dois tipos de cera automotiva: as pastosas e as líquidas. Cada uma delas reúne prós e contras. Vamos falar um pouco sobre isso para você entender melhor as características de cada uma e eleger a melhor cera automotiva para você.

Cera automotiva líquida

É a mais conhecida no mercado por ser fácil de aplicar e por conter uma quantidade menor de solvente. Isso garante a sua utilização com uma periodicidade menor, podendo ser até mesmo mensal. Esse é o seu ponto positivo mais evidente.

Esse tipo de cera protege o verniz da lataria do carro e deixa uma camada que evita arranhões e riscos na pintura. Para aplicar, basta lavar e secar o carro. Sua aplicação dura em média 20 minutos, mas isso pode variar de acordo com o tamanho do seu automóvel.

Entre as desvantagens desse produto, temos dois pontos: sua proteção não é tão eficiente quanto as demais ceras. Além disso, o resultado pode ser comprometido pelo tempo maior que a cera líquida leva para secar. Isso porque podem acumular partículas de poeira durante esse processo. 

Cera automotiva em pasta

Tem qualidade superior. Por isso, torna-se a favorita daqueles que prezam por produtos mais eficientes e duradouros, e, consequentemente, mais caros e complexos de utilizar. 

Em geral, é necessário contratar um bom profissional para aplicar. Isso porque serão necessários acessórios e técnicas mais desenvolvidas durante o processo. Caso você tente fazer em casa, cuidado! Esse pode se tornar uma das principais desvantagens do produto, deixando a pintura do seu veículo com aparência manchada e pontos sem proteção.

Outro aspecto importante é que a maior eficiência da cera em pasta deve-se também a quantidade de agentes químicos. Isso significa que se você utilizar de forma recorrente, em espaços de tempo não indicados, poderá prejudicar o verniz natural do seu automóvel.

Ou seja, é necessário respeitar o produto e o tempo do seu carro para aproveitar o melhor que a cera pode proporcionar. Do mais, não esqueça que a cera automotiva quando aplicada no carro frio é melhor. O calor e altas temperaturas também podem manchar o veículo. 

Quais dicas para aplicar melhor a Cera Automotiva?

Independente de cera automotiva líquida ou em pasta, o importante é saber o que está fazendo na hora de aplicar. Veja algumas dicas simples:

  • Carro limpo e seco – Não tenha pressa, realize bem a limpeza e seque toda a lataria antes de aplicar a cera. Assim você evita que partículas de sujeira e a água atrapalhem o processo;
  • Cuidado com o ambiente – Evite fazer a aplicação da cera automotiva em locais com muita poeira ou em ambientes ao ar livre. Objetos ou partículas aleatórias podem grudar na cera antes ou depois da aplicação;
  • Evite o desperdício – Menos é mais, e usar grande quantidade de cera não garante que o carro ficará mais protegido e brilhoso. Isso pode, inclusive, prejudicar o verniz natural do veículo. Faça uso da quantidade indicada e correta;
  • Deixe o carro esfriar – Como já adiantamos, não se aplica a cera automotiva com o carro em alta temperatura, quando você acabou de utilizar, por exemplo. Deixe ele esfriar para evitar que o calor atrapalhe e deixe manchas;
  • Utilize os materiais corretos – Além da escolha da melhor cera automotiva, você precisa investir também nos melhores produtos para aplicar;
  • Não sabe aplicar? Chame um profissional: a gente sempre tenta dar um jeito para tudo, mas nada pode ser pior do que prejudicar a pintura por uma má aplicação. A dica aqui é que você leve, pelo menos na primeira vez, a um profissional, e observe como ele faz. Se sentir que será complicado, não tente sozinho em casa, invista em um especialista de confiança.

Como comprar a melhor Cera Automotiva?

As ceras automotivas são vendidas facilmente em mecânicas, postos de gasolina e supermercados. O ideal é que você faça uma avaliação com um profissional da sua confiança para entender qual tipo de cera, líquida ou em pasta, e marca, será a ideal para o seu tipo de carro.

Há marcas mais conhecidas, outras nem tanto. Apenas com uma aval de um especialista você poderá determinar qual a melhor cera automotiva para o seu carro. Aí então você pode definir também como gostaria de aplicar, em casa ou com a ajuda de um profissional.

Cuidando bem do seu carro

Além dessas formas de higienização e proteção veicular, você também pode cuidar do seu carro garantindo um seguro auto para ele. Assim, você ganha outras coberturas que incluem desde segurança, prevenção e zelo pelo seu patrimônio de forma integral. 

Para fazer um seguro para o seu carro use a cotação online da Bidu e escolha a melhor opção para você. 



Última atualização em 10/12/2019