Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que você precisa saber para ser um bom motorista

Dirija bem e seja um motorista melhor

O que você precisa saber para ser um bom motorista

Você sabia que as maiores causas de acidentes são os fatores humanos? Questões como falta de atenção, brigas e uso de entorpecentes aumentam muito as chances de problemas na direção. O bom motorista, além de se preocupar consigo mesmo, também deve estar atento aos demais motoristas, procurando evitar situações complicadas em seu percurso.

Parece, portanto, necessário adotar cada vez mais uma prática mais defensiva ao dirigir. Confira nossas dicas abaixo e aprenda como ser um bom motorista, e fique mais atento com o que acontece dentro e fora do seu carro!

1 – Atenção aos outros motoristas

 

Por mais que você se cuide – como sair com o carro e não consumir bebida alcoólica, ou deixar o celular de lado enquanto dirige – outro motorista pode estar fazendo totalmente o contrário e passar em seu caminho: e é importante que você fique atento a isso!

Dica para o bom motorista: tenha em mente que TODOS os demais motoristas que andam pelar ruas são ruins. Por mais que não sejam, fazendo isso você pode se precaver melhor, por estar preparado para qualquer problema que possa ocorrer com aquele apressadinho que tenta ultrapassar em local proibido, ou o motorista da frente que dirige muito abaixo da velocidade permitida.

2 – Uso de cinto de segurança

Por mais óbvio que pareça, os melhores seguro de vida dentro do carro ainda são os cintos de segurança – e muitas pessoas ainda o consideram inútil ao ponto de não usá-lo. O cinto de segurança aumenta em até 5 vezes a chance de sobrevivência em caso de acidentes!

E não pense em deixar de usá-lo ao fazer curtas distâncias ou por estar próximo de casa: estudos comprovam que grande parte dos acidentes sem cinto de segurança ocorrem quando o motorista está perto de casa. Por estar em uma região mais conhecida, o motorista acaba reduzindo a atenção, o que pode ser fatal!

3 – Distância segura

Claro que um bom motorista sabe que deve manter uma distância segura do carro a frente. Essa ação permite que você freie com antecedência em caso de algum problema a frente, evitando assim danos maiores como engavetamentos e demais acidentes.

4 – Foco na rua

Quando você estiver dirigindo, preste TOTAL atenção na rua, estrada ou qualquer via de tráfego. Fique atento sempre se no local onde estiver passando há obras, buracos, semáforos quebrados ou com mal funcionamento… enfim, não desgrude os olhos jamais da direção.

Fique atento aos demais veículos, dando passagem para carros que venham mais apressados. Além disso, fique ligado no ponto cego do seu carro, para não ocasionar acidentes com pedestres ou motociclistas.

Ao manter a calma na direção, você está se ajudando e ajudando os demais motoristas, permitindo um trânsito mais consciente e seguro para todos. Seja um motorista melhor a cada dia, e compartilhe conosco mais dicas para uma direção mais segura!