Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para contratar o melhor seguro para carros

Afinal de contas, melhor seguro para carros? A resposta é: depende do seu perfil.

Para algumas pessoas, o melhor seguro de automóvel é aquele que oferece mais proteções. Para outras o melhor seguro é aquele que oferece o mais assistências. Parte dos condutores consideram um carro reserva algo essencial, já outros estão mais preocupados com um seguro de acidentes pessoais de passageiros.

Como escolher o melhor seguro para carros?

Separamos uma lista de 8 dicas para contratar o seguro auto. Veja abaixo como conseguir o melhor seguro para carros.

Não deixe de conferir nosso vídeo com dicas para contratar o melhor seguro de auto.

1. Faça uma cotação de seguro auto em várias seguradoras

Com cotações em diversas seguradoras você consegue conhecer melhor as propostas e diferenciais de cada uma delas. Algumas seguradoras oferecem uma quilometragem de guincho mais extensa, outras maiores dias de carro reserva e etc.

Fazendo uma cotação com a Bidu Corretora você compara o preço do seguro em até 8 entre as melhores seguradoras do mercado em apenas alguns minutos. Além disso, você pode falar com um de nossos consultores e receber ofertas de outras seguradoras parceiras como a Porto Seguro Auto, SulAmérica e Itaú Seguros.

2. Reflita sobre porque você está contratando seu seguro

Para ter o melhor seguro para carros você deve refletir o porque está contratando essa proteção. É porque você tem medo de alguém bater no seu carro ou porque você tem medo de ser furtado? Você não tem tanto medo de incêndios ou alagamentos, mas fica mais preocupado com roubo?

Saber o motivo pelo qual você está contratando seguro ajudará a separar uma boa proposta de outras que não vão cumprir tão bem a sua função. Além disso, você também pode contratar um seguro com cobertura para terceiros ou para acidentes pessoais de passageiros. Ambas são importantes caso você bata seu carro no veículo de outra pessoa ou algum passageiro se machuque.

3. Escolha bem as assistências

Você depende do seu carro para sua locomoção? Então, no caso de um imprevisto, um carro reserva será importante para você. Outra coisa: costuma viajar muito de carro? Um guincho com uma quilometragem maior de reboque pode ser a diferença entre uma viagem tranquila e uma viagem complicada. As seguradoras oferecem outros diferenciais como socorro para pane seca e até mesmo serviços residenciais dentro do seu pacote de assistência 24 horas.

Ou seja, quase tudo é personalizável no seguro auto, bem como as assistências. Por isso, foque em escolher as que melhores atendam as suas necessidades. Não sabe exatamente o que precisa? Conte com a ajuda dos nossos consultores para ajudar com isso!

4. Use o valor da franquia a seu favor

As seguradoras geralmente oferecem diferentes opções de franquia, que variam entre normal, ampliada, reduzida ou isenta. Caso você tenha mais medo de uma batida, opte por um seguro um pouco mais alto mas com a franquia mais barata – já que você só aciona a franquia em sinistros que comprometam até 75% do valor do carro. O contrário também é verdadeiro: opte por uma franquia mais cara caso seu principal medo seja roubo e, assim, pague um pouco menos no seguro.

5. Lembre-se da cobertura para terceiros

A maioria dos planos já oferecem esse tipo de cobertura – mas não é por isso que você não deva adaptá-lo às suas necessidades. Já que esses planos cobrem danos à saúde e ao patrimônio de terceiros, pense no pior que pode acontecer: quanto você teria que pagar se batesse naquele Porsche estacionado no shopping? Sabemos que não é legal pensar nesse tipo de coisa, mas é sempre importante se preparar – e seu seguro de carros pode te ajudar.

6. Atenção aos dados informados

Tenha seus documentos em mãos antes de começar a fazer a cotação do seguro auto. Assim, você não corre o risco de digitar nenhum número ou informação errada. Geralmente os documentos pessoais, documentos do carro e informações sobre o modelo do seu carro já são suficientes.

Serão necessários outros documentos no caso de cotação para carro blindado, com kit gás, carro de leilão ou zero quilômetros. Mas fique tranquilo! Os nossos especialistas irão informar quais os documentos necessários.

Agora se a cotação é referente a renovação do seguro auto, tenha em mãos a apólice do seguro anterior. Ele tem informações importantes, como a sua classe de bônus.

Vale lembrar que informações erradas e falsas podem causar problemas na contratação do seguro e na hora de receber a indenização. Além de poder provocar um grande vai e vem com a sua seguradora, ela pode recusar pagar a sua indenização se ficarem comprovados dados que não correspondam com a realidade.

Por isso, não minta e nem erre no formulário de cotação. Não faça igual ao jogador inglês que mentiu para a seguradora e foi pego pelo Twitter.

7. Fique atento ao pagamento

Escolha a melhor forma de pagamento para o seu seguro de carro. As seguradoras costumam parcelar os pagamentos e disponibilizá-los em débito em conta ou boletos.

Se você escolher débito em conta, lembre-se de autorizar o pagamento pelo aplicativo, internet banking ou uma simples ligação ao seu banco. Essa é uma excelente opção para quem quer descomplicar a vida: basta autorizar e pronto, os débitos já caem sozinhos na conta e você tem mais tempo para você : )

Fique atento ao pagamento das parcelas, já que a seguradora poderá cancelar o seu seguro com a falta de pagamento.

8. Atenção com a vistoria

A vistoria serve para verificar a situação do carro antes da formalização do seguro, averiguando se há problemas que impedem a cobertura do veículo. Como cada caso é um caso, nem toda a contratação é necessária a vistoria do carro. Casos comuns onde a vistoria é dispensada é a contratação de seguro para carro zero quilômetro e na renovação do seu seguro.

Vale lembrar que o seu carro só estará segurado após a validação da vistoria. Por isso, faça o quanto antes nos postos fixos autorizados pela seguradora ou marcando a visita do técnico no local de sua preferência.

Agora que você já sabe como escolher o melhor seguro para carros, faça uma simulação de seguro auto e proteja seu veículo!

Veja também:

Qual a diferença de veículo leve e veículo pesado?

Como não cair no seguro pirata